No Piauí, 70,47% das famílias do CadÚnico têm mulheres como chefes do lar

No novo formato do 'Minha Casa, Minha Vida', o acesso à habitação será priorizado para famílias com mulheres como chefes do núcleo familiar

Francisca das Chagas, 39 anos, é mãe solo de três filhos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí, um grupo expressivo de mulheres assume o papel de chefes de família. De acordo com dados do Cadastro Único (CadÚnico), 70,47% das famílias registradas têm mulheres como chefes do lar. Esses números destacam não só a extensão dos desafios enfrentados por essas mulheres, mas também a relevância das políticas de assistência social para assegurar seu bem-estar e o de suas famílias.

 🏠 No novo formato do programa federal Minha Casa, Minha Vida:

• Prioridade de acesso à habitação de interesse social para famílias com mulheres como chefes do núcleo familiar.

• Medida de proteção às mulheres: contratos e registros no programa formalizados preferencialmente em nome da mulher.

• Se a mulher for a chefe de família, os contratos podem ser firmados sem a necessidade da outorga do cônjuge.

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH), Carlos Edilson, destacou que ao incluir as mulheres como prioridade em programas habitacionais, o governo não está proporcionando apenas moradia digna, mas também promovendo a equidade de gênero e o empoderamento econômico dessas mulheres. “É fundamental reconhecer o papel crucial que as mulheres chefes de família desempenham na sustentação de seus lares. Ao investir nelas, estamos investindo no futuro de suas famílias e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária", pontuou.  

Francisca das Chagas, 39 anos, é mãe solo de três filhos e ilustra bem os números apresentados pelo CadÚnico. Chefe de família, em 2015 foi contemplada com um apartamento do Minha Casa Minha Vida e, recentemente, beneficiada pela portaria nº 1.248/2023 do Ministério das Cidades com a quitação do seu contrato de financiamento.  "Ser mãe solteira e chefe de família é uma responsabilidade enorme. Ter a ajuda do governo com um programa tão importante como o Minha Casa Minha Vida foi essencial para nós. Hoje tenho um lar para chamar de meu”, destacou. 

Francisca das Chagas 

Moradora do Residencial Jacinta Andrade, Michela Veras, 49 anos, é também chefe de família e compartilha da rotina de afazeres domésticos, trabalho fora de casa, a criação dos filhos e agora atenção a uma netinha. “Hoje eu vejo se renovar o ciclo de ser mãe, empreendedora, chefe da casa e agora avó. O que a gente mais vê é a necessidade da mãe solo, mulher provedora do seu lar estar a todo momento tendo que se reafirmar. A todo momento a gente tem que estar falando que é capaz. É um desafio”, disse.

Michela Veras  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES