No Piauí cerca de 14 mil pessoas trabalham por meio de plataformas digitais

No Brasil, aquela população total ocupada era estimada em 87,2 milhões de pessoas, das quais 2,1 milhões realizavam trabalho por meio de plataformas digitais

No Piauí cerca de 14 mil pessoas trabalham por meio de plataformas digitais | Álvaro Henrique/Secretaria de Educação do DF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí, no 4º trimestre de 2022, o total da população ocupada de 14 anos ou mais de idade, sem considerar os empregados no setor público e militares, foi estimada em 1,05 milhão de pessoas, das quais cerca de 14 mil realizavam trabalho por meio de plataformas digitais de serviços ou obtinham clientes e efetuavam vendas por meio de plataformas de comércio eletrônico em seu trabalho principal. No Brasil, aquela população total ocupada era estimada em 87,2 milhões de pessoas, das quais 2,1 milhões realizavam trabalho por meio de plataformas digitais de serviços ou de comércio eletrônico.

Em termos de participação percentual da população ocupada em plataformas digitais de serviços e comércio eletrônico, em relação ao total da população ocupada no mercado de trabalho, o Piauí tem a 3ª menor participação do país, com 1,33%, inferior à média brasileira de 2,43%, e superando unicamente os estados do Maranhão (1,28%) e do Acre (1,24%). No país, os estados com maior participação percentual foram o Rio de Janeiro (4,13%), o Distrito Federal (3,15%) e São Paulo (3,04%). Da região Nordeste o maior percentual de participação foi o de Alagoas, com 2,48%, o sexto maior percentual do país.

Pessoas ocupadas por meio de plataformas digitais de serviço ou comércio eletrônico, em relação ao total da população ocupada, por UF, em ordem decrescente de participação percentual

Individualizando a ocupação no mercado de trabalho apenas em plataformas digitais de serviços, sem computar o comércio eletrônico, no Piauí, no 4º trimestre de 2020, havia cerca de 10 mil pessoas ocupadas em atividades como aplicativos de táxi; aplicativos de transporte particular de passageiros (exclusive aplicativo de táxi); aplicativos de entrega de comida, produtos e aplicativos de prestação de serviços gerais ou profissionais. Em relação ao total do pessoal ocupado no mercado de trabalho no estado (1,05 milhão de pessoas), excluídos os servidores públicos e militares, as 10 mil pessoas ocupadas representavam 0,9% do total, o quarto menor percentual dentre os estados brasileiros.

Ao individualizarmos a ocupação no mercado de trabalho apenas nas plataformas do comércio eletrônico, no 4º trimestre de 2022, no Piauí, havia cerca de 4 mil pessoas ocupadas como empregador ou por conta própria, o que representava aproximadamente 0,43% do total de pessoas ocupadas no mercado de trabalho do estado (1,05 milhão de pessoas), excluídos os servidores públicos e militares.

Em vista do avanço das plataformas digitais no Brasil e de seus potenciais impactos sobre as condições de trabalho das pessoas que utilizam tais aplicativos para exercer sua ocupação, torna-se fundamental a disponibilização de uma base de dados que possibilite melhor quantificar e compreender o fenômeno da plataformização do trabalho no País. Com esse propósito, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE investigou, no 4º trimestre de 2022, o exercício do trabalho por meio de plataformas digitais no trabalho único ou principal que a pessoa tinha na semana de referência, considerando-se a população ocupada de 14 anos ou mais de idade, sem considerar os empregados no setor público e militares.

(Com informações do IBGE)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES