No Piauí será obrigatório comunicar nascimento sem identificação do pai

Em Teresina, foram registrados 68.483 nascimentos e em 3.679 não havia a indicação de paternidade

Será obrigatório comunicar nascimento sem identificação do pai | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi provado nesta terça-feira (05) em plenário, o  Projeto de Lei 183/2023 de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT). Pela proposta, que segue agora à sanção do governador Rafael Fonteles (PT), a comunicação de nascimento sem identificação de paternidade deverá ser realizada à Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI). A

De acordo com o texto do projeto, oficiais de registro civil das pessoas naturais do Estado do Piauí ficam obrigados a remeter, trimestralmente, à Defensoria Pública do Piauí, relação por escrito dos registros de nascimento, lavrados em seus cartórios, em que não conste a identificação de paternidade.

No período de 1° de janeiro de 2016 a 28 de junho de 2023, foram contabilizados no Piauí 260.795 nascimentos, dos quais 16.801 não tiveram a identificação de paternidade. Em Teresina, no mesmo período, foram registrados 68.483 nascimentos e em 3.679 não havia a indicação do vínculo paterno.

"Além de questões relacionadas ao machismo estrutural e à presença tardia dos pais na vida dos filhos, sabemos que a falta de acesso à justiça impede o conhecimento de informações básicas relacionadas ao registro parental que contribuem para os números alarmantes acima apontados", observa Franzé Silva. A Defensoria desenvolve o projeto Meu Pai Tem Nome, com mutirões de reconhecimento e investigação de paternidade, buscando a regularização dos registros civis, tanto para a adoção de providências extrajudiciais, quanto à apresentação da demanda ao Poder Judiciário nos casos necessários", acrescenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES