Nordeste Tech encerra com sucesso absoluto e 2ª edição está confirmada

A programação proporcionou uma experiência completa aos participantes com palestras, mesas-redondas e workshops com profissionais influentes no ramo da tecnologia.

A programação proporcionou uma experiência completa aos participantes | Jéssica Dayane
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma vasta programação de atrações, figuras virais da internet, palestras com profissionais do mercado, youtubers e influenciadores, a Nordeste Tech encerra esta edição. Consolidado como sucesso absoluto de público, com mais de 8 mil inscritos, e elevado nível de convidados, o evento abordou vários temas livres para crianças, jovens e adultos. 

A Nordeste Tech contou ainda com um concurso de Cosplay e campeonato de Free Fire (a final será on-line, repassada nas redes sociais), finalizado com a presença dos influenciadores Taco e Nobru. Além disso, esta edição contou com a participação de autoridades locais, como o Governador do Piauí Rafael Fonteles e o Secretário de Educação, Washington Bandeira. 

A primeira edição da Nordeste Tech aconteceu no Centro de Convenções de Teresina. Foi um evento voltado para quem é apaixonado por videogames, tecnologia e cultura pop. A programação proporcionou uma experiência completa aos participantes com palestras, mesas-redondas e workshops com profissionais influentes no ramo da tecnologia. Em 2024 tem mais, promete a direção da Nordeste Tech.

CONFIRA AGORA TODA A COBERTURA DA NORDESTE TECH

(Matéria atualizada em 19h07)

O youtuber e influenciador Nobru comentou sobre sua trajetória e deu conselhos para todos que estavam presentes na Nordeste Tech. Nobru ressalta que é possível conseguir tudo, basta persistir. Com o tema “Construa uma legião de seguidores e tenha engajamento com a comunicação”, ele chegou ao palco.

“Fiquei sabendo dessa novidade e a casa está lotada, fico muito lisonjeado com tudo que está acontecendo, porque é a minha primeira vez aqui em Teresina, Piauí, então participar do Nordeste Tech é algo muito importante para minha carreira. Eu avalio que a gente consegue mostrar para as mulecadas, tanto para geral que joga que sonha, realmente tudo é possível. A gente conseguiu alcançar metas, construímos empresas, negócios, o pessoal se espelha. Através dos games, a gente consegue conquistar tudo: uma casa boa, um carro bom diferente”, disse o youtuber e influenciador Nobru. 

Nobru palestrou "Construa uma legião de seguidores e tenha engajamento com a comunicação" | Foto: Jessica Dayane(Matéria atualizada em 18h46)

"O Estado vai virar uma referência tecnológica", disse o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que também marcou presença na Nordeste Tech.

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), também se fez presente na Nordeste Tech. Cheio de propostas tecnologias, o líder estadual destacou que o Estado vai virar uma referência tecnológica. Ele ainda ressaltou que o objetivo é  “fazer do Piauí um celeiro de programadores, um celeiro de profissionais da tecnologia, porque aí sim as possibilidades são ilimitadas”. 

Governador Rafael Fonteles | Foto: Jessica Dayane

“Esse aqui é o caminho do futuro. Todo o mundo, o Piauí, Teresina, antenado com essa tendência mundial cada vez mais tecnológica, tanto na parte gamer, do empreendedorismo digital, de startups, de governo digital. Essa feira coloca Teresina, Piauí, no centro desse ecossistema tecnológico, que na minha visão enquanto governador do estado tenho falado nisso, é o futuro das oportunidades. A gente quer fazer daqui um celeiro de programadores, um celeiro de profissionais da tecnologia, porque aí as possibilidades são ilimitadas, você pode estar aqui trabalhando numa multinacional”, enfatiza o governador Rafael Fonteles.

O líder estadual também parabenizou os organizadores da Nordeste Tech e enfatizou que o Piauí terá investimentos cada vez mais no setor tecnológico, a fim de virar uma referência no Brasil. 

Rafael Fonteles enfatizou que o Piauí vai se tornar uma referência | Foto: Jessica Dayane

“Estão de parabéns todos os organizadores, o Wrias Moura, o Ieldyson Vasconcelos, todo mundo que veio ao Investe Piauí, a pessoa do Victor Hugo, a Secretaria de Educação, na pessoa de Washington Bandeira, todos eles focados nessas áreas que eu citei.     O governo do estado vai investir cada vez mais nisso, o Piauí vai virar um referência em tecnologia, Teresina em especial”, completa Rafael Fonteles.

(Matéria atualizada em 18h09)

COSPLAY AVATAR FOI A GANHADORA DO CONCURSO

Na tarde deste domingo (16), a cosplay Avatar venceu o concurso. Com seu charme magnífico e inédito, ela atraiu a atenção do público e teve sua vitória merecida. 

Vencedora do concurso de Cosplay | Foto: Matheus Marques/AtivaColocações:

3º - Nilou, de Genshin Impact

2º - Mandaloriano 

1º - Avatar

(Matéria atualizada em 17h32)

Influenciador Taco no evento: "É super importante estudar, ter uma vida social, e se dedicar o máximo"

O youtuber e influenciador “Taco” está presente no evento. Com uma linguagem jovem e querido pelo público, ele falou ao Meionorte.com sobre suas habilidades, reflexões e planos que pretende compartilhar com todos que estão presentes na Nordeste Tech. Com um jeito diferenciado, ele mencionou que tudo é fundamentado na “dedicação, esforço e disciplina”. 

“Estamos aqui para falar sobre o esporte eletrônico. Minha habilidade é o counter strike, todos os temas um pouco mais chatos a serem falados como aceitação social dos pais, monetização, forma de ganhar dinheiro. É uma palestra bem legal, o evento  está ótimo, aqui é para quem já conhece e para quem quer conhecer mais.”, explica Taco.

O youtuber e influenciador “Taco” está presente no evento | Foto: Jessica DayaneO youtuber também mencionou que uma parente residente em Teresina há anos e que nunca tinha vindo para a capital piauiense. Ele ressaltou que está satisfeito com o povo e feliz em poder presenciar o evento. Taco destacou os principais fundamentos requisitados na profissão e de forma geral. 

“Pé no chão sempre, conciliar as coisa da vida, é super importante estudar, ter uma vida social, e se dedicar o máximo naquilo que gosta de fazer. Assim como qualquer outro esporte é a dedicação, força de vontade, muita disciplina, com calma e paciência, investindo tempo, as coisas acontecem, não tem segredo, é dedicação e  foco”, completa o influenciador Taco.

Juliana Lopes, Cosplayer e Streamer presente na Nordeste Tech | Foto: Jessica Dayane

(Matéria atualizada em 16h35)

Confronto com rivalidade! Altos vence quatro rodadas seguidas e não perde a oportunidade. Um dos competidores do time opositor se levanta para desafiar, e o público pula na torcida. A Nordeste Tech acontece na tarde deste domingo (16), no Centro de Convenções de Teresina. A disputa entre River (The Fakes) e Altos (Black Dragons) trata-se da 2º série de batalhas! 

“A gente vem se preparando durante a  semana, vamos dar nosso melhor e levar a premiação. Estamos bastante animados porque não é qualquer equipe que chega numa final dessa, estamos bem preparados”, disse uma dos competidores, Athirson de Sousa.

The Fakes e Black Dragons, times que disputam a final de Free Fire(Matéria atualizada em 16h14)

CAMPEÃO DA 1ª SÉRIE DE FREE FIRE: THE FAKES 

O The Fakes ganhou a primeira série do campeonato de Free Fire na tarde deste domingo (16), na Nordeste Tech. A disputa está sendo acirrada e o público indo a loucura na torcida pelos times. Ao todo são 3 séries, e os competidores terão que batalhar pela Vitória nessas rodadas. 

(Matéria atualizada em 16h05)

THE FAKES X BLACK DRAGONS

Tem início a disputa final de Free Fire. Os competidores entram no campeonato a todo vapor e acirrados. The Fakes e Black Dragons se enfrentam e levam emoção ao público. A maioria que veio acompanhar o evento, não perdeu tempo, investiu numa boa fantasia e entrou na “onda”. 

“Estava muito ansioso, minha expectativa está a mil, vontade de ganhar esta grande. o evento está muito top, muito bem organizado. estamos com 3 semanas jogando juntos, o time está bem encaixado, jogo a cinco anos”, disse Kauan ernandes, um dos jogadores do The Fakes.

(Matéria atualizada em 15h28)

CAMPEONATO FINAL DE FREE FIRE

Agora pela tarde, o público vai se surpreender com tamanha criatividade de cosplays trafegando na Nordeste Tech, no Centro de Convenções de Teresina. Acontece a preparação da final de Free Fire, e todos os competidores já estão com “sangue no olho” para batalhar pela premiação. 

Concurso de Cosplay movimenta terceiro dia do evento | Foto: Jessica DayaneA final de Free Fire promete emocionar e levar o público à loucura. Confira a programação para esta tarde logo abaixo: 

AGORA: Final do campeonato de Free Fire, em seguida às 16h, concurso de Cosplay, finalizando com a presença dos influenciadores Taco e Nobru, a partir das 17h30. Durante toda a programação haverá simultaneamente exposições, podcast, networking e sorteios.

Concurso de Cosplay movimenta terceido dia do evento | Foto: Jessica Dayane

Atulizado às 14h52

Confirmada 2ª edição do Nordeste Tech para maio de 2024

Consolidado como sucesso absoluto de público e nível elevado de convidados palestrantes, o Nordeste Tech encerra neste domingo (16), sendo reverenciado por todos que prestigiaram o evento. Na avaliação do sócio e coordenador, Ieldyson Vasconcelos, não era esperado de verdade o extraordinário público nos dois primeiros dias de evento, “foi simplesmente incrível e a gente fecha esse terceiro dia, que é o dia do gamer, da comunidade geek, com mais de 8 mil inscrições, só para este dia, mostrando pra gente que há uma grande comunidade e um grande público que consome este tipo de conteúdo, este tipo evento”, comemora um dos idealizadores do Nordeste Tech.

Ele aproveita para agradecer a iniciativa do Grupo Meio Norte de Comunicação, Kalor Produções e a Estação i, juntamente com Raphael Tataia e João Guimarães, que abraçaram esta ideia e embarcaram juntos neste projeto grandioso.

Diante do sucesso e evolução desta primeira edição, Ieldyson Vasconcelos revelou que já foi confirmada a segunda edição: “Final de maio acontece o Nordeste Tech 2, em 2024, e com a possibilidade da gente fazer micros Nordeste Tech para levar para outras regiões e entidades públicas”, frisa.

Ieldyson Vasconcelos e João Guimarães confirmaram segunda edição do Nordeste Tech em 2024. (Foto: Gilson Rocha)

Ieldyson Vasconcelos atribui o sucesso do Nordeste Tech as marcas que se somaram para que este evento acontecesse. “Na verdade, este primeiro Nordeste Tech é uma pavimentação para o que vai acontecer. E eu não tenho a menor dúvida que esse é um evento que vai entrar no calendário estadual de grandes eventos”, diz, acrescentando que a previsão é ter eventos para os próximos 15 anos.

Ele adiantou, também, que no próximo mês de setembro vai realizar um evento Geek voltado para o público adepto de Cosplay em Teresina, ainda sem local definido, com a marca do Nordeste Tech incluído no projeto.

Por sua vez, João Guimarães, também idealizado do Nordeste Tech, fez questão de enfatizar que o sucesso do evento foi de justamente saber que todos estão comentando sobre a feira e sua importância para o Piauí. “Pra mim, é todo mundo falar sobre o evento e saber que ele está ocorrendo. Os pais dos meus amigos já sabem, crianças que nem vieram aqui também estão comentando sobre o evento”, diz empolgado.

João reforça a realização da segunda edição do Nordeste Tech e fomentar o ecossistema de tecnologia no Norte e Nordeste, principalmente no Piauí. O sucesso do evento ele atribui ao árduo trabalho dos idealizados, muitas noites mal dormidas durante a organização e planejamento da feira, escolhendo cuidadosamente os nomes dos palestrantes. “A gente não escolheu qualquer pessoa para falar, escolhemos pessoas de nível nacional que sabem falar muito bem, além de pessoas locais que conseguem fazer a mesma coisa”, enfatiza.

Para finalizar, ele disse que valeu a pena todo o esforço e dedicação para que o Nordeste Tech tivesse essa projeção de mostrar ao Brasil que o Piauí tem potencial para realizar grandes eventos. “Dever cumprido”, conclui.

Atualizado às 13h46

Pais acompanham os filhos no mundo Cosplay

Além de celebrar a arte, a maquiagem, a fantasia e o amor ao personagem, o universo Cosplay contempla algo ainda mais rico: a união. Hoje, no Nordeste Tech, o evento está repleto de famílias, crianças e jovens que entraram de cabeça no concurso e esbanjam suas roupas produzidas nos mínimos detalhes da forma mais criativa e original.

Andando pelos stands com suas roupas coloridas e brilhantes, uma família de cospleyers contempla o Nordeste Tech neste domingo. O pai, Magalhães Filho, e a mãe Wilziane Correia de Oliveira, ambos fantasiados com personagens diferentes, acompanham os dois filhos adolescentes na feira.

Integrantes da mesma família fazem questão de participar do concurso de Cosplay. (Foto: Laura Cruz)

A família, que irá participar do concurso, é cosplay desde o ano de 2018. Ambos já participaram de outros concursos na cidade e afirmam que ficarem felizes de, finalmente, poderem estar dentro de um evento grande e ver como a magia do cosplay tem um grande público.

“É tudo maravilhoso, eu adorei porque esse tipo de evento, com essa visibilidade e cobertura toda, ajuda a divulgar a arte. Estou muito feliz por estar aqui e poder trazer meus filhos, minha família. É muito bom, só quem sabe da magia do cosplay é quem já fez e participou”, relata Wilziane.

Outra família que chamou bastante atenção no Nordeste Tech foi dois personagens completamente opostos, mas que andam de mãos dadas pelos stands deixando todos vidrados. O pai, Rubens de Aguiar Silva, e sua filha de 9 anos são cosplayers há sete anos. O pai fantasiado de um personagem da saga de filmes Star Wars, e sua filha vestida de uma personagem viking do videogame “God Of War”, irão competir no concurso deste domingo.

Pai e filha se fantasiaram para marcar presença no concurso de Cosplay do Nordeste Tech. (Foto: Laura Cruz)

“O nível de cosplay aqui, das roupas, está muito alto, é algo muito bacana que está agregando demais aqui no fim de semana. Eu e minha filha fazemos isso há quase 7 anos, e sempre que eu faço uma roupa pra mim, também faço uma pra ela. Todo evento que tem aqui, os que eu consigo competir, eu sempre vou e levo ela”, conta.

O pai também afirma achar importante os filhos serem estimulados e participarem de eventos como o Nordeste Tech. Ele conta que o aprendizado e a convivência são muito importantes na formação e no crescimento das crianças e jovens.

“É um mundo de fantasia, e minha filha tem nove anos. Eu gosto que ela viva nesse mundo e participe dessas coisas que ela gosta, e eu também. Eu aconselho sempre aos pais que tragam seus filhos a esse tipo de evento e apoiem eles em suas escolhas, é algo muito bacana”, conclui.

Atualizado às 13h26

Jovens investem em fantasias originais

Chamando bastante atenção do público pela estética, Kayane Abreu de Moura, que estava fantasiada de um personagem do filme “Avatar”, falou um pouco sobre a arte da maquiagem e sua fantasia para o concurso. A jovem, que já possui experiência em maquiagem artística, estava pintada de azul da cabeça aos pés. Kayane afirma que a arte nesse viés é muito importante, e achou muito bom a realização do evento, bem como o concurso geeks neste último dia de Nordeste Tech.

“Eu amei porque aqui no Piauí a gente não vê muito esses concursos que valorizam a arte e o Cosplay. Eu acho muito interessante a feira trazer tanto a tecnologia que está incrível nessa estrutura, como o Cosplay, estou muito animada. Aqui no estado precisa ter mais eventos assim que estimulem a tecnologia, arte e a cultura”, explica.

Kayane contou que para que sua fantasia estivesse pronta, foram cerca de 10 horas de produção para chegar no evento a tempo. A jovem conta que começou a se produzir a 1h da manhã. Kayane disse que o personagem escolhido por ela veio de sua afeição pelo filme e pela Disney.

Cosplayers de Batman, Super-Girl e Avatar chamaram atenção do público. (Fotos: Gilson Rocha e Laura Cruz) 

“Eu amo Avatar, eu sou muito fã da Disney, então, quando soube do concurso eu achei a cara desse evento, eu amo esse personagem. Foi um desafio muito grande porque eu estou desde uma hora da manhã me produzindo para estar aqui, então, é algo muito gratificante pra mim”, conta.

Flávio Ferreira Timóteo Soares, que estava fantasiado de Batman, falou um pouco sobre a representatividade que essa arte passa. Ele revela que já é Cosplay há vários anos e afirma que sempre tenta aperfeiçoar seu personagem e o traje, já que com o passar dos anos, o herói-morcego sempre ganha um traje novo.

“Eu acho que é uma coisa muito valorosa para o segmento, pois tinha muita gente que estava esperando por essa oportunidade, pois você que é um público que tem material, trazendo inovações. Eu espero que nos próximos anos o evento seja tão grande como está sendo hoje. Eu sou Cosplay há mais de 15 anos e já fui até paras outros estados. O evento aqui não deixa nada a desejar, pois se trata de um ótimo evento para unir família, adultos, crianças, é tudo muito gratificante”.

Quem também marcou presenta no evento foi a jovem Sara Kayane Sobreira dos Santos, que estava fantasiada da heroína Super-Girl. Ela relatou sobre sua experiência recente com o mundo dos cosplays.

“Eu achei maravilhoso trazerem esse evento, pois quem não conhece passa a conhecer e quem já conhece tem a oportunidade de vir e mostrar seu mundo. A gente sabe que hoje em dia o mundo dos games não é uma coisa levada sério, não é muito valorizado, e esse evento veio pra quebrar isso. É a primeira vez que estreio como cosplay e para mim está sendo uma experiência maravilhosa”.

Atualizado às 12h45

Como será a sistemática do concurso de Cosplay

E já foi dado a largada para o concurso de Cospley do Nordeste Tech que chega a seu último dia no Centro de Convenções. A competição será dividida em três etapas: uma pela manhã; uma no início da tarde e a final do concurso será às 16h, onde os três personagens com a melhor performance serão eleitos ganhadores, e cada lugar valerá um prêmio.

A primeira fase da competição se chama “Vira-Vira”, onde os jurados irão avaliar cada detalhe da fantasia e qual referência o participante usou para basear suas vestimentas.

Fantasias chamam atenção pela originalidade e perfeição nos detalhes. (Foto: Gilson Rocha)

A segunda etapa ocorrerá as 14:00 e será uma apresentação pessoal do Cosplay, onde ele deve fazer algum ato ou cena que represente o seu personagem, e o público deve se manifestar e vibrar com as melhores apresentações.

Na terceira e última etapa, os juízes irão selecionar os que tiverem melhor fantasia e melhor apresentação, elegendo assim o primeiro, segundo e terceiro lugares.

Atualizado às 12h11

Vilões e mocinhos invadem o Nordeste Tech

O Nordeste Tech foi literamente invadido por personagens que fizeram e fazem parte da vida de muitas pessoas. Neste domingo (16), os fãs do cinema, quadrinhos e animes não pouparam esforços e garantiram superproduções em seus personagens para concorrer no concurso de Cosplay que movimentará a feira no período da tarde.

Para quem chegou cedo no Centro de Convenções, palco do Nordeste Tech, foi a oportunidade de conferir bem de perto, personagens como o Batman, Darth Vader, Beetlejuice, Homem-Aranha, Edward Mãos de Tesoura, One Piece, dentre muitos outros.

Personagens de quadrinhos e animes invadem o Nordeste Tech - Foto: Gilson RochaOs fãs investiram alto na criatividade e nos detalhes para fazer bonito na apresentação do concurso de Cosplay. Muitos confeccionaram as próprias fantasias e passaram horas caprichando nos mínimos detalhes. Tudo para chegar perto da realidade dos seus ídolos.

E para quem pensa que a paixão por personagens é coisa de criança, está redondamente enganado. Isso porque muitos adultos entraram no clima do Cosplay e estão fazendo parte dessa festa. Alguns pais também seguiram a onda dos filhos e os acompanham para fazer a alegria da garotada que decidiu entrar no mundo dos animes e quadrinhos.

A perfeição das roupas e acessórios usados pelos candidatos ao concurso de Cosplay é digna de aplausos. Tudo foi feito com carinho, não pensando na premiação, mas em poder representar a altura dos seus personagens preferidos.

Atualizado às 12h03

Concurso de Cosplay movimenta terceiro dia de Nordeste Tech

O terceiro e último dia do Nordeste Tech já iniciou a todo vapor neste domingo (16). Seguindo a programação do evento, os portões para os visitantes foram abertos às 10h. Em clima de animação, a feira hoje conta com uma programação repleta de atrações e figuras virais da internet.

Trazendo para o espaço, uma vasta quantidade de cosplayers de todas as produções visuais, desde desenhos, quadrinhos, cinema, animes e muito mais. A feira promete entregar muito conteúdo e entretenimento para todos os visitantes.

Personagens de quadrinhos e animes invadem o Nordeste Tech - Foto: Gilson Rocha

Neste domingo, o evento contará com exposições, podcasts, muito networking e sorteios. Às 15h, no stand de jogos ocorrerá um campeonato de vídeo game onde o público poderá jogar e se divertir. Um dos principais acontecimentos de hoje será o concurso de cosplayers, onde pessoas vestidas com seus personagens preferidos serão avaliadas nos mínimos detalhes.

Fãs dos animes, quadrinhos e cinema capricharam no visual para o concurso. Foto: Gilson Rocha

A partir das 17h, haverá palestras com youtubers nacionais que prestigiarão a feira neste domingo. O influenciador Taco falará sobre o “Reconhecimento e os Desafios no Cenário Esportivo Mundial”; em seguida, a última, e talvez a mais esperada pelo público, será a vez do influenciador Nobru, que fará uma palestra repleta de conhecimento sobre como “Construir uma Legião de Seguidores e Ter Engajamento com a Comunicação”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES