Nova tarifa para a Equatorial Piauí com revisão de 14,7% entra em vigor neste sábado

Os fatores que impactaram o processo tarifário em questão foram custos relacionados à atividade de distribuição, encargos setoriais, e outros

Nova tarifa para a Equatorial Piauí com revisão de 14,7% entra em vigor neste sábado | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir deste sábado, 2 de dezembro, passa a vigorar a revisão tarifária nas contas de energia elétrica para consumidores do Piauí, impactando tanto aqueles de alta quanto baixa tensão. A medida, aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na última terça-feira, 28 de novembro, representa um ajuste de 15,81%, com um impacto médio de 14,70% para o consumidor final.

Além da revisão das tarifas, foram definidos os correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora, para o período de 2024 a 2028. 

Confira os novos índices que passam a valer em 2 de dezembro de 2023: 

Os fatores que impactaram o processo tarifário em questão foram custos relacionados à atividade de distribuição, encargos setoriais, e outros. O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública). 

Amplamente discutido com a sociedade interessada por meio da Consulta Pública n.º 029/2023, que recebeu contribuições entre 30 de agosto de 13 de outubro, o tema contou com uma sessão presencial em 14 de setembro, na capital do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES