Novas regras de vacinação contra a Covid-19 passam a valer em Teresina

A partir de agora o imunizante passa a integrar o calendário de rotina de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos

Novas regras de vacinação contra a Covid-19 passam a valer em Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta segunda-feira (29), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) passa a adotar as novas regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para Covid-19. Dentre as mudanças, estão a incorporação do esquema na vacina de rotina infantil e obrigatoriedade de novas doses de reforço apenas para grupos prioritários.

Conforme a nova orientação do Ministério da Saúde, a partir de agora o imunizante passa a integrar o calendário de rotina de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que receberão três doses. "Reforçamos que as crianças desta faixa etária que já receberam três doses da vacina são anteriormente consideradas imunizadas e não precisam se vacinar novamente", explica a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.

O documento estabelece ainda os grupos que seguem recebendo reforços periódicos da vacina: Pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. Para os idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas a recomendação é um reforço a cada seis meses. Já os demais grupos devem tomar uma dose anual.

A FMS irá contemplar estes grupos conforme a disponibilidade de doses e capacidade logística. “No momento, estamos imunizando idosos, pessoas imunocomprometidas e, a partir de segunda-feira (29), os trabalhadores da saúde. À medida que recebermos novas doses iremos ampliar para os demais grupos prioritários”, orienta a coordenadora de vacinação da FMS. 

A vacina contra a Covid-19 está disponível de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Teresina Shopping. O horário de funcionamento do shopping é das 10h às 20h, e nas UBS das 8h às 12h e das 13h às 17h. No momento da vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS e um documento que comprove que a pessoa faz parte dos grupos prioritários. 

Já o grupo de pessoas entre 5 e 59 anos que não estão nos grupos prioritários, pela nova orientação do PNI, não tem mais a recomendação de tomar novas doses de reforço rotineiramente, sendo considerado imunizado com as duas doses do esquema primário.   "É importante destacar que, à medida que forem obtidas novas aprovações regulatórias e que vacinas adaptadas às novas variantes estiverem disponíveis no país, as recomendações e os esquemas de vacinação podem ser atualizados pelo Ministério da Saúde", diz Emanuelle Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES