OBMEP: Cocal dos Alves concentra 44% das medalhas de ouro do Piauí

Cidade, que tem a maior proporção de prêmios da OBMEP, é conhecida como a capital da Matemática

OBMEP: Cocal dos Alves concentra 44% das medalhas de ouro do Piauí | Seduc-PI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cocal dos Alves, uma cidade com pouco mais de 5 mil habitantes, continua ganhando destaque pela performance dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Desde sua estreia em 2005, com 25 alunos aprovados para a segunda fase e 19 premiados, a cidade tornou-se uma referência no ensino e no ingresso de estudantes em cursos superiores. Assista a entrevista abaixo:

 

Durante entrevista para o programa Notícias da Boa, apresentado pela jornalista Cinthia Lages, Antônio Cardoso do Amaral, professor de matemática do Centro Estadual de Tempo Integral Augustinho Brandão e coordenador de projetos especiais da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), celebrou o reconhecimento nacional do potencial dos estudantes e no sucesso em garantir o ingresso de seus alunos no ensino superior.

Durante os 18 anos de participação na OBMEP, o Piauí acumulou 125 medalhas de ouro, sendo 55 conquistadas por estudantes de Cocal dos Alves. O Centro Estadual de Tempo Integral Augustinho Brandão contribuiu com 41 dessas medalhas de ouro.

"Cocal dos Alves é destaque no histórico de medalhas do estado. Na última edição em que a rede estadual obteve 49 medalhas de ouro, 19 foram da escola CETI Augustinho Brandão", destacou Amaral.

Apesar de ser classificado com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os cinquenta mais baixos do Brasil, Cocal dos Alves possui apenas uma escola de Ensino Médio e duas que atendem aos anos finais do Ensino Fundamental. Surpreendentemente, os resultados na OBMEP indicam que uma parcela significativa dos alunos da cidade está motivada para aprender conteúdos de Matemática.

O sucesso educacional em Cocal dos Alves é atribuído ao trabalho dedicado dos professores, gestores e demais profissionais da educação, apesar da escassez de opções de lazer na cidade.

“Eu não tenho uma metodologia ou uma dinâmica de trabalho que se diferencie de nenhum outro lugar. Mas existem alguns fatores que, de alguma forma, podem ser que são contribuidores para esse movimento, até mesmo pela pela cidade do interior, pela cidade, com poucos pontos atrativos de lazer. Acaba que a escola se torna um lugar mais atrativo para os estudantes estudarem, mas isso por si só não é o diferencial”, falou o professor.

Francisco Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), observou que, ao contrário de outras cidades brasileiras, a taxa de conteúdo mínimo adequado de Matemática e de Língua Portuguesa para o aluno avançado em Cocal dos Alves está em crescimento.

Dedicação à Matemática

Enquanto nas demais cidades brasileiras essa taxa está em declínio, chegando, por exemplo, a 5% em Matemática no final do Ensino Médio, em Cocal dos Alves, ela aumenta para entre 60% e 75% nos finais do ensino fundamental 2 (nono ano) e é ainda maior no final do ensino médio. O resultado disso, conforme Antônio Cardoso, motiva o ingresso no ensino superior e consequentemente em melhores condições de emprego e renda.

"O diferencial muito lá pode ser visto como o trabalho desempenhado pelos professores, gestores e os demais profissionais da educação. Porque, veja lá, existe de fato assim, o entendimento de que de fato é pela educação. Nós estamos já na terceira década de projeto e a gente percebe muito a mudança de vida e percebemos que as famílias que passaram por esse projeto sofreram uma mudança de vida social", expressou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES