Obras avançam no Porto Piauí: pátio e sede ficam prontos em 90 dias

O pátio terá área de 5 hectares e estará apto a receber mercadorias de todos os tamanhos, além de cargas especiais

Obras avançam no Porto Piauí: pátio e sede ficam prontos em 90 dias | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As obras do Porto Piauí, em Luís Correia, estão avançando dentro do cronograma previsto. No momento, estão sendo construídos o Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC), a pavimentação do pátio e a sede administrativa. As duas últimas obras ficarão prontas em 90 dias.

ESTRUTURA DO PÁTIO: O pátio terá área de 5 hectares e estará apto a receber mercadorias de todos os tamanhos, além de cargas especiais, como de indústria, de escavadeira e de equipamentos mecânicos em geral. “As obras estão seguindo um cronograma pré-determinado, sem interrupções”, explica a presidente do Porto Piauí, Maria Cristina Araújo.

TERMINAL PESQUEIRO: Ao mesmo tempo, o Governo do Estado está executando a terraplanagem do Terminal Pesqueiro, que, quando estiver pronto, vai permitir as atividades de processamento dos pescados. O TPLC será o primeiro dos terminais a ser entregue, devido ao impacto que terá na economia de Luís Correia.

O Governo do Estado diz que 30% da população do município será beneficiada diretamente com o terminal pesqueiro, já que três a cada dez habitantes do município estão envolvidos com a atividade de pesca.  O terminal deve estar funcionando em pleno vapor em dezembro de 2025.

O Porto Piauí foi inaugurado pelo governador Rafael Fonteles no dia 13 de dezembro de 2023, após mais de 40 anos de espera. O investimento foi de mais de R$ 100 milhões na primeira etapa, cuja principal obra foi a dragagem da água do Rio Igaraçu, permitindo que o porto receba embarcações com comprimento de 60 metros e calado de 7 m.

Obras avançam no Porto Piauí: pátio e sede ficam prontos em 90 dias - Foto: Ascom

A solenidade teve a chegada do navio da Marinha do Brasil ao mar do Piauí, o único estado com litoral que não possuía um porto. A estrutura terá terminais que apontam para o futuro, como de amônia, de grãos e pesqueiro. O governador Rafael Fonteles afirmou que, com o nascimento do porto, a economia do estado pode ter um grande incremento. “Com a finalização do terminal pesqueiro e da indústria de pesca, iremos mais que dobrar o PIB de Luís Correia”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES