Obras da Penitenciária de Picos seguem em ritmo acelerado; previsão para 2024

O estabelecimento penal contará com novas estruturas nas celas e pavilhões, o que possibilitará maior segurança.

Obras da Penitenciária de Picos seguem em ritmo acelerado. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As obras da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos, que teve a assinatura da ordem de serviço para a reforma no mês de maio, tem prazo de conclusão de 360 dias. O secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto, visitou, nesta quinta-feira (20), as obras da unidade penal e reafirmou o compromisso de transformar o sistema de cumprimento penal do Piauí.

O estabelecimento penal contará com novas estruturas nas celas e pavilhões, o que possibilitará maior segurança e, ainda, possibilidades de implantação de efetivas políticas públicas voltadas para a reinserção social das pessoas privadas de liberdade. A previsão é que a obra seja concluída em 2024.

“Estamos visitando as reformas da unidade penal que estava em uma situação grave na sua estrutura física.  Temos um compromisso em transformar o sistema de cumprimento penal do Piauí. Vamos fazer aqui uma unidade de cumprimento de pena que preencha todos os requisitos da Lei de Execuções Penais (LEP)”, frisou o Secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto.

Obras da Penitenciária de Picos seguem em ritmo acelerado/ Divulgação

Além da unidade penal masculina do município, o secretário da Justiça visitou as instalações da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap). De acordo com o Governo do Estado, a penitenciária funciona por meio de parceria entre a Sejus, o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Picos.

“A Ciap tem o objetivo de acompanhar as pessoas que cumprem penas alternativas e medidas cautelares diversas da prisão. O município cedeu profissionais como psicólogos, assistentes sociais, assessores jurídicos e auxiliares administrativos que irão fazer a fiscalização por parte das pessoas encaminhadas pelos juízes criminais da Comarca, bem como encaminhar para a rede de apoio social das pessoas em vulnerabilidade”, destacou Geracina Olímpio, coordenadora da Ciap.

PM do Piauí realiza mudanças de comandos na capital e no interior

Através do Comando-Geral, a Polícia Militar do Piauí promoveu mudanças nos comandos de diversos batalhões, tanto na capital como no interior do estado. A portaria contendo as alterações foi assinada pelo comandante-geral Scheiwann Lopes no dia 18 de julho e posteriormente publicada na edição do Diário Oficial, datada da última quinta-feira (20).

Em Teresina, ficou estabelecido que o tenente-coronel Moreira Filho assumirá o comando do 1º Batalhão da Polícia Militar, posição anteriormente ocupada pelo tenente-coronel Wilton José. Este último foi designado para liderar o 13° BPM, que abrange a região da Grande Santa Maria da Codipi. Além disso, o 8° BPM será liderado pelo tenente-coronel Ronald Moura, enquanto o 6° BPM de Teresina terá a tenente-coronel Josilene Alves como comandante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES