Operação da Agespisa intensifica combate ao furto de água em adutora

O objetivo da operação é evitar o desabastecimento de água nas cidades de Simões, Patos do Piauí, Curral Novo do Piauí e Caridade do Piauí

Operação da Agespisa intensifica combate ao furto de água em adutora | Divulgação/Agespisa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde a última segunda-feira (19), a Agespisa e a Polícia Militar estão realizando uma operação para remover ligações clandestinas na adutora Poço de Marruá, tendo como resultado até o momento a prisão de um indivíduo, suspeito de furto de água. A empresa buscará em conjunto com os órgãos competentes garantir que todos os envolvidos sejam responsabilizados criminalmente.

A operação tem como objetivo principal prevenir a falta de água nas cidades de Simões, Patos do Piauí, Curral Novo do Piauí e Caridade do Piauí, devido às frequentes ligações clandestinas e desvios de água. Graças a essa ação, o abastecimento de água foi restabelecido e os moradores já estão percebendo os resultados positivos, como o aumento na disponibilidade de água. 

Operação da Agespisa intensifica combate ao furto de água em adutora - Divulgação/Agespisa

Sob a supervisão da Gerência de Picos, a operação já conseguiu eliminar quatro ligações clandestinas de grande porte, que foram identificadas tanto na adutora quanto em uma tubulação de 60 mm. O dono de um posto de lavagem de veículos foi detido e levado à delegacia de Simões. Além disso, a água desviada estava sendo utilizada em diversas atividades, como abastecimento de açudes destinados à criação de peixes, irrigação de plantações e como bebedouros para animais, entre outras finalidades.

Além das quatro conexões ilegais feitas por indivíduos não registrados na Agespisa, foram descobertos oito desvios de água efetuados por clientes da empresa. Um desses casos envolvia o uso de um caminhão-pipa para comercializar a água tratada desviada. O trabalho de combate ao furto de água nas adutoras que cortam o semiárido piauiense é realizado periodicamente, sempre com apoio de forças policiais. 

"Grande parte dos infratores é reincidente. A empresa também planeja novas operações nas demais adutoras dos sistemas de abastecimento, como Piaus, que atende cinco cidades, e Garrincho, que atende nove cidades", afirma o diretor de Gestão Operacional e Manutenção, Leonardo Sousa, que acompanhou o primeiro dia de operação.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES