Operação: Semarh fiscaliza perfurações irregulares de poços em cidades do Piauí

A operação percorrerá várias cidades do estado, prezando pelo bom uso dos recursos hídricos

Operação: Semarh fiscaliza perfurações irregulares de poços em cidades do Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) deflagrou, nesta quarta-feira (13), a operação “Água Legal” na região de Picos e Oeiras, fiscalizando o uso irregular dos recursos hídricos, através da perfuração de poços sem autorização do órgão ambiental.

Na ocasião, a empresa responsável foi multada e a máquina de perfuração apreendida. A operação percorrerá várias cidades do estado, prezando pelo bom uso dos recursos hídricos.

🚫 PROIBIÇÕES: A Semarh alerta que não é possível regularizar poços perfurados sem autorização ambiental. Além disso, está proibida a perfuração de poços tubulares e a concessão de outorgas para captação subterrânea de água em área urbana, para uso residencial. 

“A fiscalização é essencial para preservação dos corpos hídricos do Estado, sendo que poço só pode ser perfurado com autorização prévia do órgão ambiental”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira.

⚠️ APLICAÇÃO DE MULTA: A lei 9.433/97, que trata sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, tipifica essa conduta como infração às normas de utilização de recursos hídricos. Quem descumprir a Lei está sujeito a multas que variam de R$ 100 a R$ 50 milhões, conforme a gravidade da infração.

A norma prevê, ainda, que edificações urbanas devem obrigatoriamente receber água por uma conexão com redes públicas de abastecimento, e de esgotamento sanitário disponíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES