Ouvidoria Geral do Estado implanta o serviço de Ouvidoria Ativa no Piauí

O serviço possui como finalidade aproximar a sociedade da gestão pública, promovendo maior participação da população.

Ouvidoria Geral do Estado implanta o serviço de Ouvidoria Ativa. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ouvidoria Geral do Estado do Piauí deu início à realização do serviço de Ouvidoria Ativa, que consiste em se deslocar até à comunidade, se aproximando dos cidadãos, que são usuários dos serviços públicos, em vez de somente ficar aguardando as manifestações em sua sede. O serviço possui como finalidade aproximar a sociedade da gestão pública, promovendo maior participação da população.

Durante os primeiros meses de 2023, a OGE/PI, órgão vinculado à Secretaria de Governo, realizou diversas ações que integram o Projeto Ouvidoria Itinerante. A parceria com outros órgãos e instituições possibilitou a participação em projetos como “Caravana dos Direitos Humanos”, “Cidade Inclusiva” e “Justiça Itinerante”, dentre outros. Além disso, também podemos citar a participação em eventos e feiras, para prestar orientações, acolher manifestações, coletar informações e realizar pesquisas junto aos usuários dos serviços prestados pelos órgãos ou entidades a que estejam vinculadas.  É importante ressaltar que as ações de ouvidoria ativa priorizam a possibilidade de facilitar o acesso de populações vulneráveis ou digitalmente excluídas. 

Promover um diálogo entre a população e a gestão pública, seja por meio dos nossos canais de atendimento ou pelos atendimentos itinerantes que vão onde a população está é o principal objetivo de uma Ouvidoria Ativa. Por meio da Ouvidoria Geral do Estado, cidadãos e cidadãs podem contar com nossos serviços, fazendo sugestões, reclamações, solicitações, denúncias e elogios.  

A OGE/PI atua como instrumento mediador para ações e soluções de problemas, se tornando num espaço estratégico e democrático de comunicação entre os cidadãos e os órgãos do governo. Nossas equipes, que realiza o atendimento de segunda a sexta-feira (de 7h:30 às 17h:30), por meio dos nossos canais ou durante eventos públicos ou diretamente nas cidades ou espaços destinados ao público em situações diversas, acolhem todas as manifestações que chegam e fazem os devidos encaminhamentos, o que é seguido de supervisão e monitoramento de prazos e respostas, de acordo com a legislação.

De acordo com o Ouvidor Geral do Estado, Raimundo Dutra, "a OGE/PI, com a implantação do serviço de ouvidoria ativa, está cada vez mais próxima da população, o que proporciona maior participação e controle social”. Isso também tem proporcionado melhoria significativa dos resultados. Segundo dados da Plataforma Fala.BR, nos primeiros meses desse ano mais de 80% das manifestações recebidas na Ouvidoria foram respondidas dentro do prazo.  

“Nossa meta, no planejamento anual, é alcançar os 100%. Para nossa equipe, isso é altamente gratificante. Além de poder contribuir para a gestão, apresentando estatísticas e relatórios situacionais para a avaliação e melhoria das políticas e serviços públicos, também é gratificante poder ajudar os usuários, contribuindo para a resolução de suas demandas”, disse Dutra.  

 Ações de ouvidoria ativa.

Canais da OGE/PI

A população tem à sua disposição sete canais da Ouvidoria, que são: Disk 162, WhatsApp (86)99544-7924, site ouvidoriageral.pi.gov.br, e-mail atendimento@ouvidoriageral.pi.gov.br, plataforma FalaBr, Atendimento presencial (sede da OGE/PI) e as Ouvidorias Setoriais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES