Ouvidoria-Geral do Estado registra mais de 17 mil manifestações em 2023

Em 2019 foram recebidas 1.062 manifestações; em 2020 teve 2.772 registros; em 2021 contabilizou 4.303 e em 2022 registrou 8.784 manifestações

Ouvidoria-Geral do Estado registra mais de 17 mil manifestações em 2023 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) celebra significativos avanços e realizações em 2023, consolidando seu papel como instrumento de cidadania e participação social. O ano foi marcado por uma intensa agenda de projetos e ações que fortaleceram a instituição e ampliaram sua presença nos diversos setores da sociedade.

A OGE/PI atingiu a marca de 17.674 manifestações registradas, um número maior que o total registrado nos últimos quatro anos, representando um salto notável de 1.560% na quantidade de manifestações, levando em consideração os anos anteriores. Em 2019 foram recebidas 1.062 manifestações; em 2020 teve 2.772 registros; em 2021 contabilizou 4.303 e em 2022 registrou 8.784 manifestações. É importante destacar, que esses dados refletem os registros realizados nos canais de atendimento e no Sistema de Ouvidoria.

Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) celebra significativos avanços e realizações em 2023 Foto: Ascom 

Com relação aos registros realizados nos canais de atendimento da OGE/PI, em 2023 somam 6.657 manifestações, 1.535% maior que em 2022, com apenas 397 registros. Quanto ao índice de resolutividade, destacamos que 100% das manifestações foram respondidas dentro do prazo, com tempo médio de resposta de 3,03 dias, abaixo dos 30 dias previstos em lei.

O ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra, destaca que esses números representam não apenas um crescimento quantitativo, mas também refletem uma maior confiança e engajamento da sociedade no Sistema de Ouvidoria. “Essa tendência indica uma percepção mais apurada da importância de influenciar nas decisões e políticas públicas, fortalecendo a democracia participativa e demonstrando o trabalho efetivo realizado pela OGE-PI e pelas Ouvidorias Setoriais”, ressaltou Dutra. 

As manifestações em 2023 abrangeram uma ampla gama de temas, refletindo a diversidade e complexidade das demandas da sociedade. A reestruturação dos fluxos e procedimentos de atendimento foi uma peça-chave, aprimorando a eficiência no acolhimento das demandas.

Os canais de atendimento foram qualificados, além disso, foi implantado o serviço de Ouvidoria Ativa, que possibilitou a participação em projetos comunitários na capital e interior, consolidando parcerias estratégicas com órgãos como o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), e Câmara Municipal de Teresina (CMT) totalizando a realização de 22 Ouvidorias Itinerantes nas comunidades.

Outro marco em 2023 foi a elaboração de protocolos especializados em três questões sociais importantes: regularização fundiária, combate ao racismo e preconceito, e combate ao assédio. Além disso, a alteração dos formulários de atendimento, com a inclusão de dados relativos a gênero e raça, reflete o compromisso da OGE/PI com a inclusão e a equidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES