Parceria busca ampliar projeto de contenção de dunas no litoral do Piauí

Codevasf-PI e Semarh já executaram 1ª etapa da ação em Ilha Grande do Piauí que contribui para a preservação do rio Parnaíba

Parceria busca ampliar projeto de contenção de dunas no litoral do Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Discutir parcerias entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf-PI) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foi pauta de reunião, nesta terça (25), na sede da empresa pública. Entre as iniciativas destacadas no encontro está a ampliação do projeto de contenção de dunas no litoral piauiense. 

Estiveram reunidos o superintendente da 7ª Regional da Companhia, no Piauí, Marcelo Filho, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semdurh), Daniel Oliveira, além do deputado estadual Dr. Hélio e técnicos do setor. 

Parceria busca ampliar projeto de contenção de dunas no litoral do Piauí - Foto: Ascom

Conforme o superintendente da Codevasf-PI, uma etapa do projeto de contenção de dunas já foi executada em 131 hectares no município de Ilha Grande do Piauí. “Tivemos a ajuda de toda a população nessa fase, que consistiu no cercamento da área, aplicação de biomantas de fibra de coco, transplantio de capim-açú e plantio de mudas nativas. Como impacto positivo do bloqueio do processo erosivo, temos a preservação de um dos braços do rio Parnaíba que cruza a região”, explica Marcelo Filho.

O secretário da Semarh ressalta o termo de compromisso entre o órgão estadual e a Codevasf para ações de preservação do meio ambiente, além de avaliar a ampliação do projeto de contenção de dunas. “Destacamos a experiência da Companhia de já ter feito o projeto dessa iniciativa entre 2011 e 2016. O objetivo é ampliar esforços do Governo do Estado para retomá-lo agora em larga escala, contemplando todo o litoral, como Macapá, Luís Correia e demais localidades”, disse Daniel Oliveira. 

Parceria busca ampliar projeto de contenção de dunas no litoral do Piauí - Foto: Ascom

Ao todo, na 1ª etapa do projeto, foram investidos mais de R$ 2 milhões via Codevasf e Semarh. A ideia é elaborar um estudo para executar a próxima etapa dos trabalhos em uma área de elevado impacto social, tendo em vista que também protege residências e perímetro comercial de Ilha Grande do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES