Parceria entre Codevasf e Governo busca capacitar alunos na área da apicultura

A ideia é firmar Acordo de Cooperação Técnico-Científica que resulta na qualificação de pequenos produtores e alunos da rede pública

Parceria busca capacitar alunos da rede pública na área da apicultura | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma década, a produção de mel piauiense aumentou 432%, o maior indicador do país. Consciente da importância de ações conjuntas de fortalecimento da apicultura local, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aprovou parceria proposta pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A ideia é firmar Acordo de Cooperação Técnico-Científica que resulta na qualificação de pequenos produtores e alunos da rede pública em diversas regiões do Piauí.

Na última terça-feira (10), na sede da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, técnicos da Seduc apresentaram o projeto-piloto “Piauí Doce Mel”, executado de forma experimental, até o final do ano, em seis escolas públicas estaduais para qualificação de 180 pequenos apicultores e alunos de escolas agrotécnicas. Com a concretização da parceria, a meta é formar cinco mil produtores até 2026 oriundos de nove territórios piauienses.

Entre os encaminhamentos da reunião, os participantes também alinharam as responsabilidades de cada órgão parceiro da iniciativa. Caberá à Seduc qualificar os membros das turmas, oferecer material didático, alimentação, transporte, bem como a estrutura das escolas para realização dos cursos. Já a Codevasf ofertará os insumos, como colmeias, fumigadores, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dentre outros.

O superintendente da Regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, avalia a importância da parceria com o Governo do Estado. “A apicultura é a atividade produtiva que mais recebeu apoio desde a instalação da Companhia no estado e, hoje, somos o maior produtor e exportador de mel no país. Nosso objetivo é continuar fomentando ações que ressaltem essas potencialidades beneficiando jovens estudantes e pequenos apicultores nas regiões que têm vocação para produção deste que é considerado, para milhares de famílias, a principal fonte de renda”, disse.

Com o projeto “Piauí Doce Mel”, a Seduc busca alinhar educação com capacitação e formação técnica, além de estimular o consumo do mel no próprio Estado. “Fortalecendo a cadeia da apicultura, melhoramos ainda mais nossos índices de produtividade dentro e fora do Piauí. Temos uma ideia de levar o mel para a merenda escolar, por exemplo, o que pode induzir ao consumo e melhorar a qualidade nutritiva das nossas crianças e jovens”, explica o superintendente de Educação Profissional e Técnica da pasta, Paulo Henrique Pinheiro.

A próxima etapa da parceria é reunir o corpo jurídico dos envolvidos para formatação e assinatura do Acordo de Cooperação Técnico-Científico e, a partir disso, iniciar as atividades.

Por: Ascom 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES