Peixe-boi será transferido após risco de desabamento em Centro no Piauí

O local é um centro de preservação do peixe-boi, mamífero ameaçado de extinção. O centro desde então está desativado, devido a precariedade das estruturas.

Peixe-boi será transferido após risco de desabamento em centro no Piauí | Peixe-boi será transferido após risco de desabamento em centro no Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PI) constatou que os edifícios que formam o Projeto Peixe-boi Marinho, no Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí, correm risco de desabamento. Ao Meionorte.com, a Apa Delta Do Parnaíba confirmou a situação, e disse que nos próximos dias, além do local vir ao chão, a espécie do Peixe-boi será transladada para o Pernambuco.

O local é um centro de preservação do peixe-boi, mamífero ameaçado de extinção. O centro desde então está desativado, devido a precariedade das estruturas, e parou de receber visitantes para ações educativas e de conscientização sobre a preservação dos animais. Vale ressaltar que o Piauí tem a maior área de peixe-boi marinho do Brasil.

O local é um centro de preservação do peixe-boi, mamífero ameaçado de extinção | Foto: Redes Sociais

“A informação é verídica e já tem um tempo que a estrutura passa por uns problemas. Foi constatado com a visita do Crea. Temos tentado de tudo com a Defesa Civil e com outros órgãos para tentar interditar o local, e hoje a gente fez por conta própria e interditou alguma parte da estrutura que está desabando. Nós não estamos fazendo o uso dessa parte, é uma situação delicada”, relata o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio/APA Delta do ParnaíbaApa Delta do Parnaíba.

Preocupados com a segurança, o ICMBio procurou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí – CREA-PI para a realização de um relatório, a fim de averiguar as condições estruturais das instalações. Segundo o engenheiro civil, Wellysson Sousa, responsável pela elaboração do relatório, a situação das instalações do Projeto Peixe Boi está em risco. 

“Essa vistoria tem uma grande importância, visto que, visivelmente a estrutura encontra-se comprometida, com risco de desabamento nos funcionários e no público que frequentam o local diariamente. Com base no relatório, os órgãos competentes serão acionados para tomar as medidas de reestruturação do local o mais breve possível”, afirmou.

Os edifícios que formam o Projeto Peixe-boi Marinho correm risco de desabamento | Foto: Reprodução / CreaO instituto relatou ainda que os colaboradores do Apa Delta Do Parnaíba estão sobre aviso de um provável desabamento por completo em cima das cabeças, pois há ambientes que estão em trabalho. Segundo eles, o local está frágil e delicado.

“O trabalho não pode para. A gente está nesse impasse, mas é isso, está complicado a situação lá, inclusive a gente está tentando reformas, investimento, seja institucional, ou por meio de uma força do governo do estado. Não estamos recebendo visitas, já isolamos algumas áreas, que estão mais críticas, e a gente só trabalha de um determinado ponto. Tem umas áreas que estamos com medo de até cair na cabeça de todo mundo, o trabalho não pode parar”, relata o ICMBio.

Peixe-boi será transferido após risco de desabamento em Centro no Piauí

A Apa Delta do Parnaíba relatou ainda ao Meionorte.com, que até quarta-feira (05), a espécie do peixe-boi marinho, que foi resgatada, estará sendo enviada a Itamaracá, em Pernambuco, para ser cuidado com equipes especializadas. A instituição ainda menciona, que uma vez indo para o estado, pode correr o risco de não retornar ao Piauí.

Peixe-boi será transferido após risco de desabamento em centro no Piauí | Foto: Reprodução / Crea

“Estamos com essa espécie do peixe-boi, e o animal vai está indo embora, amanhã ou quarta, enquanto a gente tentar fazer essa reforma, que infelizmente está bastante insolúvel. Por isso foi importante a visita do Crea, para tentar interditar de forma total mesmo, mas até o presente momento, estamos trabalhando com várias frentes para tentar essa reforma. Ele (Peixe-boi) vai ser levado, vai sair daqui, na aeronave do governo do estado e seguirá até Itamaracá, em Pernambuco, porque lá tem um centro especializado, ele vai ser levado em função da falta de estrutura”, completa o ICMBio.

A base historicamente recebia muitos visitantes desempenhando um papel de educação e sensibilização ambiental. Um local de grande importância para o estado piauiense, mas que infelizmente, encontra-se em situação de risco. O prédio administrativo continua funcionando, e as atividades de preservação e monitoramento dos animais continuam.

Peixe-boi será transferido após risco de desabamento em Centro no Piauí

Em Pernambuco há outras 3 espécies de peixe-boi que foram levadas outrora. Segundo o ICMBio, a ideia é trazê-los de volta para uma melhor estrutura aqui no Piauí.

A instituição cobra por atenção e demonstra o trabalho essencial em cuidar das espécies de peixe-boi no município de Cajueiro da Praia. Com o projeto Peixe-boi marinho, a equipe resgata os animais e dá cuidados especiais para os que necessitarem.

A Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba é uma unidade de conservação federal que abrange três estados do Nordeste: Piauí, Maranhão e Ceará. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES