PGE criará classificação para créditos contidos na dívida ativa do Estado

A implementação está em fase de discussões, assim como estratégias para a atuação em processos de execução fiscal

PGE criará classificação para créditos contidos na dívida ativa do Estado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O termo "rating" é amplamente utilizado na área fiscal para classificar os contribuintes inscritos em dívida ativa. Essa palavra, que em tradução literal do inglês para o português significa "avaliação", é empregada para atribuir uma nota aos devedores com base em critérios estabelecidos. O Ministério da Fazenda, por exemplo, adotou esse sistema desde 2017, classificando os devedores em uma escala que varia de "A" a "D". No estado do Piauí, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) está considerando a necessidade de implementar um sistema de "rating" para avaliar os créditos presentes na dívida ativa estadual. 

Durante uma reunião dos membros da Procuradoria Tributária da PGE-PI, que abordou questões relacionadas às estratégias de atuação em processos de execução fiscal, foi discutida a possibilidade de implementação de um sistema de "rating". Nesse encontro, também foi decidido que seria elaborado um sistema de avaliação para os créditos inscritos na dívida ativa do Estado, seguindo a prática já adotada há anos pela União e por outros estados brasileiros. Essa medida visa aprimorar a classificação dos devedores e proporcionar uma gestão mais eficiente dos créditos fiscais. 

“O rating permitirá que a Procuradoria do Estado estabeleça estratégias mais adequadas para cada faixa de devedores. O objetivo é aumentar a eficácia na recuperação de créditos inscritos em Dívida Ativa e reduzir custos de cobrança”, afirmou o procurador Flávio Coelho, chefe da Procuradoria Tributária da PGE/PI.

Como exemplo, um bom rating permitirá identificar grupos de devedores em que o processo de execução fiscal se mostrará mais eficaz do que uma simples negativação nos órgãos de proteção ao crédito. Além disso, poderá haver grupos de devedores nos quais o protesto do título se mostrará uma estratégia bastante eficaz. E um outro grupo em que a negativação no SPC/Serasa poderá até substituir a necessidade de propositura de uma execução fiscal.

Há exatos seis anos, o Ministério da Fazenda criou um rating para a dívida ativa. Os créditos foram divididos entre a nota “A”, que tem alta perspectiva de recuperação e “D”, aqueles que são considerados “irrecuperáveis”. E para elaborar o rating, a Fazenda levou em conta suficiência e liquidez das garantias, parcelamentos ativos, capacidade de pagamento, endividamento total e o histórico de adimplência.

(Com informações da PGE)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES