PGE participa de construção de soluções jurídicas do Programa Regularizar

O projeto foi relançado pelo Tribunal de Justiça (TJ/PI).

PGE participa como órgão de construção de soluções jurídicas do Programa Regularizar. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há exatos 75 anos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tornou a moradia adequada como um dos fundamentos para a vida das pessoas. Vários tratados internacionais reafirmam que os Estados têm a obrigação de promover e proteger este direito. No Piauí, uma das ações que luta para garantir essa condição é o programa Regularizar, que foi relançado pelo Tribunal de Justiça (TJ/PI)

Criado em 2019, o Programa tem finalidade de simplificar o procedimento de regularização fundiária das ocupações em imóveis públicos e privados. De forma simples, ele prevê procedimentos de jurisdição voluntária para processamento e julgamento de pedidos relacionados à regulamentação fundiária. E a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE/PI) tem participação direta no relançamento, com o procedimento especial criado pelo órgão.

O Procurador-Geral do Estado, Pierot Júnior, participou do relançamento do programa, que aconteceu no Centro de Convenções de Teresina. Ele falou da importância do programa para garantir o direito de moradia e destacou que um dos procedimentos previstos, para o retorno do programa, foi fruto de uma parceria de procuradores com o poder judiciário. “A PGE atua, também, protocolando os projetos de regularização junto a TJ/PI”, falou. 

Diversos atores sociais foram chamados para participar de discussões que resultaram na elaboração do Provimento n° 36/2019, que regulamenta o programa. “A PGE é parceria na solução desse problema social indicando, inclusive, um dos modelos de procedimentos, que compõem o provimento”, disse Fagner Santos, chefe da Procuradora Jurídica do Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

Ainda esse ano, a PGE/PI sugeriu um modelo inovador acolhido pelo TJ/PI para atender especialmente à demanda de regularização de ocupações em imóveis públicos estaduais. Trata-se do Projeto de regularização promovido por entes públicos, regulamentado pelo Provimento Conjunto Nº 89/2023, em que o próprio Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado, acionará o Judiciário para regularizar ocupações em seus imóveis.

Já na fase judicial, quando as empresas requerem a regularização fundiária, a Procuradoria do Patrimônio Imobiliário (PPI) entra na ação, realizando a fiscalização do procedimento, especialmente quanto à identificação de imóveis aptos a serem regularizados. “Com isso, ganha-se em escala, já que o projeto abarca uma quantidade maior de beneficiários; em celeridade, segurança jurídica e efetividade”, destacou o procurador Lívio Bomfim, chefe da PPI. 

E como meta para esse programa, recém lançado, o Governo do Estado pretende fazer a regularização e entrega de 100 mil títulos de posse na área rural, até 2026.  Além disso, o governador Rafael Fonteles quer que todos os conjuntos habitacionais do Piauí, ligados à Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), sejam regularizados até o final deste ano.

“Quero parabenizar o TJ-PI por modernizar as possibilidades de regularização fundiária, rural e urbana no Piauí. Além de acelerar o trabalho na zona urbana, vai potencializar o trabalho que já estamos fazendo na área rural”, disse o governador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES