PI: Cratera se abre em trecho de rodovia que dá acesso a Itainópolis

O asfalto cedeu devido à força da água do Rio Itaim, que corta a cidade

Uma cratera se abriu na PI-245, no trecho que dá acesso ao município de Itainópolis, no Sul do Piauí, na madrugada desta quarta-feira (3). | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma cratera se abriu na PI-245, no trecho que dá acesso ao município de Itainópolis, no Sul do Piauí, na madrugada desta quarta-feira (3). A Defesa Civil do estado comunicou que o Corpo de Bombeiros foi ao local para auxiliar a população. O município decretou sitiação de emergência.

O QUE ACONTECEU: O asfalto cedeu devido à força da água do Rio Itaim, que corta a cidade, após o registro de fortes chuvas no Sul do Piauí nos últimos dias. Essa ruptura da PI 245 ocorre devido ao acúmulo de água na barragem de Poço do Marruá, que está sangrando. Essa água flui de Patos do Piauí para o Rio Itaim, que por sua vez passa por Itainópolis. 

A água da barragem em Ingazeira, em Massapê, também contribui para o aumento do volume das águas.

ALAGAMENTOS: Ruas e casas estão alagadas na cidade. A Prefeitura de Itainópolis e a Defesa Civil estão coordenando ações de evacuação da população, que está sendo abrigada em instituições de ensino. Essa situação forçou a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino e afetou os serviços de saúde.

Cratera em trechos da PI-245 , em Itainópolis (Foto: Reprodução)

ESTADO DE EMEGÊNCIA: O prefeito do município, Miguel Rodrigues, assinou na terça-feira (2) um decreto que declara situação de emergência no município devido às fortes chuvas. A decisão considerou diversos fatores, incluindo o elevado volume de chuvas na região em um curto período de tempo. 

O documento também levou em conta a vazão do Rio Itaim e seus afluentes no território de Itainópolis, bem como a inacessibilidade de algumas comunidades rurais, resultando em danos, prejuízos e possíveis famílias desabrigadas.

VISITA DA DEFESA CIVIL: A Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí comunicou que segue visitando e monitorando as áreas atingidas pelas fortes chuvas. As equipes se deslocaram, nesta quarta-feira (3), para os municípios de Picos, Vilanova, Itainópolis e Massapê. 

A partir dessas visitas, será elaborado um relatório do que a equipe constatou nos municípios para que a Secretaria de Defesa Civil possa levar ao governador as demandas do município.

“São informações para embasar um pedido de ajuda do município ao Governo do Estado. A ajuda ainda vai ser definida, mas é para reconstrução, principalmente, das vias e da própria barragem”, acrescentou Kleber.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES