Piauí apresenta redução de 39% no número de mortes maternas em 2023

Os dados foram apresentados durante a primeira reunião do comitê estadual no ano de 2024

Piauí apresenta redução de 39% no número de mortes maternas em 2023 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com dados preliminares divulgados pelo Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), houve uma queda significativa de 39,3% na taxa de mortalidade materna em 2023 em comparação com o ano anterior, 2022. Essas informações foram apresentadas durante a primeira reunião do comitê estadual no ano de 2024, realizada no auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Durante o encontro, também foi exposto o plano de ação do comitê para o ano corrente. Este plano inclui diversas atividades, como a capacitação in loco de profissionais que trabalham em hospitais e na atenção primária à saúde, visitas às maternidades e a realização de fóruns macrorregionais. Estes fóruns têm como objetivo principal conhecer a logística e a estrutura da rede de atenção materno-infantil, levando em consideração as particularidades de cada região.

Piauí apresenta redução de 39% no número de mortes maternas em 2023 - Foto: Ascom

Durante o encontro, o presidente do Comitê estadual, Arimatéia Santos, destacou os resultados de redução do estado e reforçou que o trabalho agora será de fortalecer e qualificar ainda mais a rede de atenção, permitindo que o estado melhore ainda mais seus indicadores.

“Em 2023 tivemos resultados extremamente animadores, pois ao analisarmos a série histórica do Piauí foi o ano com a maior redução de morte materna, indicador de extrema importância dentro da saúde pública. Para 2024, queremos fortalecer os comitês das macrorregiões para que possamos obter dados mais fiéis da situação e, assim, traçarmos as melhores estratégias para reduzir ainda mais esse indicador”, destacou o presidente do comitê estadual.

Entre os principais focos dos comitês macrorregionais está a identificação das possíveis causas do óbitos maternos, infantis e fetais, bem como dos pontos que precisam de melhorias dentro da rede.

“Nosso objetivo é melhorar os indicadores do estado através da qualificação de toda nossa rede, reduzindo os indicadores do estado e tornando o Piauí referência no enfrentamento a mortalidade materno, infantil e fetal”, destacou Joselma Oliveira, vice-presidente do comitê estadual de prevenção de mortalidade materna, infantil e fetal do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES