Piauí beneficia 909 atividades econômicas com dispensa de licenças

Na prática, o decreto permite que o empreendedor inicie o negócio após obter o registro da empresa na Junta Comercial do Piauí (Jucepi)

Presidente da Jucepi, Alzenir Porto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Empreendedores que desejam investir no Piauí e que se enquadram no Decreto Estadual 22.584/2023, publicado na última segunda-feira (08/01) no Diário Oficial do Estado, terão mais facilidade para abrir um negócio. O novo decreto amplia de 858 para 909 atividades econômicas de baixo risco, isto é, que não estão sujeitas ao licenciamento prévio dos órgãos estaduais.

Na prática, o decreto permite que o empreendedor inicie o negócio após obter o registro da empresa na Junta Comercial do Piauí (Jucepi) e a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que são adquiridos de forma simultânea no sistema on-line Gov.Pi Empresas. As empresas abertas antes do decreto poderão se enquadrar protocolando um processo de alteração de atividades econômicas na Junta Comercial.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, explica que o primeiro decreto, publicado em abril de 2023, instituiu a listagem com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) com 745 atividades de baixo risco A e/ou nível de risco I dispensadas de licenças no Piauí.  “Esse novo decreto é o Piauí superando seu próprio recorde. Estávamos em primeiro lugar no Brasil na quantidade de atividades de baixo risco com 858 atividades; fizemos uma reavaliação em um trabalho em equipe com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, e tivemos a satisfação de ampliar para 909 atividades de baixo risco. Isso para o empreendedor é favorável porque não haverá licenciamento prévio para a empresa que está sendo constituída conforme os requisitos do decreto”, pontuou.

As novas atividades dispensadas trazem condicionantes que devem ser observadas pelo empreendedor. É o caso, por exemplo, do cultivo de frutas (que poderá ser realizado em empreendimento cuja área seja menor que 10 hectares) e a criação de caprinos (desde que o número de indivíduos seja menor ou igual a 100 e que a propriedade seja cadastrada na Adapi). “Para dispensar a licença, a atividade precisa mostrar-se segura onde será instalada, por isso foram colocadas condicionantes que deverão ser observadas pelo empreendedor. O objetivo dessa classificação é separar os empreendimentos de acordo com o seu potencial, de forma que possa contribuir para o seu crescimento”, ressaltou Porto.

A Junta Comercial orienta que o empreendedor e o contador escolham apenas os CNAEs necessários para o tipo de negócio que está sendo aberto para se enquadrar nos critérios do decreto. No caso das empresas já abertas, a recomendação é avaliar quais os CNAEs não estão sendo desenvolvidos e realizar uma alteração contratual para mudar as atividades. Outra dica é responder corretamente o questionário da consulta prévia. Isso porque a adição de uma atividade não classificada no decreto ou a informação incorreta do tamanho do empreendimento, muda automaticamente o risco da empresa. 

No Piauí, para abrir ou legalizar um negócio acesse o sistema Gov.Pi Empresas pelo endereço www.piauidigital.pi.gov.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES