Piauí celebra 201 anos da Batalha do Jenipapo com solenidade em Campo Maior

Evento reúne autoridades do governo estadual na cidade onde ocorreu um dos embates mais importantes na luta pela independência do Brasil.

Piauí celebra 201 anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (13), celebra-se o 201º aniversário da Batalha do Jenipapo no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior. A celebração começou às 9h, foi conduzida pelo governador em exercício, Themístocles Filho (MDB), e contou com a presença de figuras políticas municipal e estadual, representantes do Exército, estudantes da rede pública de ensino e população em geral.

A solenidade é realizada anualmente para relembrar um dos embates mais importantes na luta pela Independência do Brasil. Marcada pela união de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas da Coroa Portuguesa, a Batalha do Jenipapo ocorreu em 1823, às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, e foi um das responsáveis pela concretização da independência do território brasileiro do controle monárquico português.

Themístocles Filho afirmou que a solenidade de aniversário é importante para as gerações futuras "relembrarem o que aconteceu no estado do Piauí há 200 anos". O governador em exercício apontou, ainda, que o valor simbólico do evento gira em torno da lembrança - a lembrança da coragem, determinação e força daqueles que se uniram em prol da liberdade do país.

A segurança do evento ficou a cargo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC). Após a passagem de Themístocles Filho pelo monumento, observou-se pessoas se aproximando para acender velas e rezar pelos heróis falecidos. Uma delas afirmou que o ato demonstra "respeito aos trabalhadores que lutaram para a população ter hoje a independência e prosperidade do Brasil".

Piauí celebra 201 anos da Batalha do Jenipapo com solenidade em Campo Maior (Foto: Raíssa Morais)Autoridades do Exército proferiram sua admiração, respeito e memória aos heróis piauienses por meio de discursos e desfile das tropas militares ao longo do evento. Em seu discurso, o governador em exercício justificou a ausência do governador Rafael Fonteles (PT) na solenidade, ausência essa motivada por sua viagem oficial à Índia, a qual faz parte da agenda econômica do governo elaborada com o intuito de colher atenção e investimento exterior. 

A Secretaria de Cultura selecionou 68 atores e atrizes, além de dez cantores, para participar do espetáculo teatral apresentado no evento. A emocionante peça contou a história da batalha na perspectiva social da época, expondo a vontade soberana da população piauiense em romper com a corrente monárquica que nutria o Império Português via escravidão, miséria e sofrimento brasileiro.

Peça teatral sobre a Batalha do Jenipapo (Foto: Raissa Morais)

O estudante Ismael de Sousa, do CETI Professor Francisco Luís de Oliveira, afirmou que eventos socioculturais são importantes para o aprendizado da comunicação estudantil sobre a História. Este em específico se faz necessário para “o conhecimento da História do Piauí e o reconhecimento do esforço de todas as pessoas que morreram em defesa da Independência”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES