Piauí comemora 201 anos da Independência com programação em Piracuruca e Oeiras

As comemorações terão lugar nos municípios de Piracuruca e Oeiras, contando com a participação do governador Rafael Fonteles no cronograma de eventos

Piauí comemora 201 anos da Independência com programação em Piracuruca e Oeiras | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre os dias 22, 23 e 24 de janeiro, o Governo do Piauí celebrará as atividades em homenagem aos 201 anos da adesão do estado à Independência do Brasil. As comemorações terão lugar nos municípios de Piracuruca e Oeiras, contando com a participação do governador Rafael Fonteles no cronograma de eventos.

A programação tem início em Piracuruca na segunda-feira (22), às 8h30, com o Culto em Ação de Graças na Igreja Cristã Pentecostal. Em seguida, às 9h15, será realizada a Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Encerrando as atividades em Piracuruca, às 10h, está programada a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito da Renascença do Piauí, no auditório municipal Professora Lurdinha Brandão.

No dia seguinte, terça-feira (23), a programação se desloca para Oeiras, com a Noite Cultural na Praça das Vitórias, a partir das 20h. Na quarta-feira (24), às 8h, as atividades continuam em Oeiras com as Honras Militares e a colocação de corbelha de flores na Estátua de Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba. Às 8h30, ocorre o Culto em Ação de Graças na Primeira Igreja Batista do município, seguido pela Missa em Ação de Graças às 9h15.

A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, em Oeiras, está marcada para as 10h, no Auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes.

Sobre a adesão do Piauí à Independência do Brasil

No dia 24 de janeiro de 1823, um fato ficou marcado na história de Oeiras, do Piauí e de todo o Brasil. Nesta data, o povo piauiense aderiu oficialmente à Independência do Brasil. O fato foi concretizado quando o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o famoso Visconde da Parnaíba, destituiu autoridades portuguesas em Oeiras e assumiu a presidência da Província do Piauí. Desta forma,  o Estado rompeu as relações institucionais com o Império Português.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES