Piauí deve manter potencial produtivo de grãos na safra 23/24, diz Aprosoja

De acordo com Associação dos Produtores de Soja do Piauí, cerca de 40% da safra já foi comercializada

Plantio de soja no Piauí | Divulgação CCom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ciclo de plantio da soja no Piauí está finalizado e segundo informação do presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja), Alzir Netocerca de 40% da safra já foi comercializada.  Apesar do atraso no início do plantio, causado, em parte, pela irregularidade das chuvas, as expectativas são positivas devido ao desenvolvimento técnico alcançado pelos produtores locais.

“Houve um atraso no plantio, mas a expectativa é de que tenhamos sim uma boa safra, até porque o produtor piauiense já alcançou um desenvolvimento técnico que permite ser boas expectativas”, afirma o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí, Alzir Neto.

Em razão das condições climáticas adversas, o plantio teve início no final de outubro, estendendo-se até novembro em alguns municípios. O sucesso da safra dependerá, agora, da regularidade das chuvas nos meses de fevereiro e março, fatores determinantes para a produtividade do Estado.

A área plantada permanece em torno de 1 milhão de hectares, e a esperança é que a produtividade seja mantida. Em contraste com outros estados que enfrentaram perdas devido à irregularidade das chuvas, o otimismo prevalece entre os produtores piauienses, que confiam no desenvolvimento técnico adquirido para superar os desafios climáticos.

“Mesmo assim, na última semana de plantio o volume de chuvas na primeira semana de janeiro foi maior que a média dos últimos dois meses”, afirma Alzir. Para o presidente da Associação não é possível realizar ainda uma avaliação em relação aos impactos da irregularidade de chuvas. “Ainda é muito cedo para avaliar se no Piauí teremos frustração de expectativas”, analisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES