Piauí é nota “A” no Ranking da Qualidade da Informação Fiscal e Contábil

Segundo o ranking que avalia as informações contábeis e fiscais relativas ao ano de 2022, além do Piauí, 11 estados e 317 municípios alcançaram nota “A”

Piauí é nota “A” no Ranking da Qualidade da Informação Fiscal e Contábil | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado do Piauí obteve nota “A” e foi o primeiro colocado do país em evolução no Ranking da Qualidade da Informação Fiscal e Contábil, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). “Essa nota aponta que o Estado investe, cada vez mais, na eficiência da gestão fiscal e trabalha com transparência e credibilidade quanto à aplicação dos recursos públicos. Essa avaliação é essencial para que o Governo tome decisões importantes em relação às políticas públicas, e quem ganha com isso são os piauienses”, afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, parabenizando toda a equipe da Sefaz, em especial, do Tesouro Estadual.

Segundo o ranking que avalia as informações contábeis e fiscais relativas ao ano de 2022, além do Piauí, 11 estados e 317 municípios alcançaram nota “A” na qualidade das informações prestadas no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). E o Piauí ainda evoluiu 7,22 percentuais, em comparação com o resultado anterior, ocupando o 1º lugar em maior evolução, ultrapassando Rondônia (2º lugar) e Minas Gerais (3º lugar). Nesse ano, o Estado ficou em 8º lugar no ranking geral, passando da 20ª posição para a 8ª, ocupando ainda o segundo lugar no Nordeste.

O superintendente do Tesouro Estadual, James Lane Ramos de Sousa, agradece o empenho de toda a equipe, em especial aos servidores da Diretoria da Unidade de Controle Contábil (UNICON), pela gestão e consolidação contábil e fiscal, além da confecção e publicação das demonstrações e relatórios. “A exatidão e qualidade, com credibilidade, qualificam as publicações contábeis e fiscais do Estado, possibilitando um melhor controle social e atraindo mais investimentos para o Piauí”, ressalta James Ramos de Sousa.

Premiação

Como o Piauí é o estado que mais evoluiu em relação ao ano anterior, será premiado em evento a ser realizado na Secretaria do Tesouro Nacional, previsto para acontecer no mês de setembro. “Essa conquista evidencia a preocupação do então secretário e hoje governador, Rafael Fonteles, com a qualidade das informações prestadas aos diversos atores. Essa nota demonstra um trabalho sério não apenas da SEFAZ, como órgão central de contabilidade, mas de todos os órgãos e Poderes que utilizam o Sistema Integrado de Administração Financeira Estadual (SIAFE-PI). Estar entre os 8 estados mais bem colocados no Ranking, estando à frente inclusive de estados mais desenvolvidos que o Piauí, como São Paulo, só nos enche de orgulho e nos motiva a entregar ainda mais para a sociedade piauiense”, afirma o Diretor da UNICON, Bruno Cardoso Rocha Saraiva Teixeira.

Sobre o Ranking

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Ranking Siconfi – é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional, cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos que o Tesouro Nacional recebe, por meio desse sistema, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

Esta é a 4ª Edição desse ranking divulgado pelo Tesouro Nacional, com o objetivo de reconhecer e incentivar melhorias nas prestações de contas enviadas por estados e municípios.  Segundo informações do Tesouro Nacional, a premiação tem auxiliado cidades e estados a melhorar a qualidade das informações que enviam para o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, o que resultou em dados mais precisos e consistentes ao longo do tempo. Em 2023, a novidade é que esse Ranking deu origem ao Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, que será entregue ao Piauí, por conta do destaque de maior evolução, em cerimônia que será realizada em breve.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES