Piauí é o 4º estado do NE com maior cobertura vacinal contra influenza

O Piauí fica atrás apenas da Paraíba, Maranhão e Pernambuco, segundo o Ministério da Saúde. Foram mais de 702 mil doses da vacina aplicadas

Foram mais de 702 mil doses da vacina aplicadas no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com mais de 702 mil doses da vacina contra a Influenza aplicadas, o Piauí se destaca como o 4º estado com maior cobertura vacinal na região Nordeste, com aproximadamente 57% da população-alvo vacinada. Esses dados foram obtidos por meio do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde.

Entre os estados do Nordeste, o Piauí fica  atrás apenas da Paraíba, que alcançou cerca de 78%, do Maranhão, com 64%, e de Pernambuco, com 62% da população vacinada. No ranking nacional, que considera todas as unidades da Federação, o Piauí se encontra na sexta colocação. O estado do Amapá lidera o ranking, com uma cobertura vacinal superior a 96%.  

Em relação à imunização contra a Covid-19, o Piauí já aplicou mais de 9 milhões de doses. Dentre essas doses, cerca de 366 mil correspondem à vacina bivalente. Em relação à cobertura vacinal em comparação com outros estados do país, o Piauí ocupa a terceira posição, ficando atrás apenas de São Paulo, que alcançou quase 17%, e do Distrito Federal, com 15%.

No Dia Nacional da Imunização, Piauí reforça campanhas contra gripe e covid

Na úlitma sexta-feira, 9 de junho, o Brasil celebrou o Dia Nacional da Imunização sem muito a comemorar e com a meta de unir esforços para ampliar a cobertura vacinal que vem despencando no país desde 2016. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) fez um alerta à população piauiense sobre a importância de manter as vacinas em dia.

No estado, além dos imunizantes de rotina do Plano Nacional de Imunização (PNI), estão em andamento as campanhas de vacinação contra a Influenza e a Covid-19, ambas com metas específicas.

O imunizante está disponível nos postos de saúde e tem como grupo prioritário idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Em todo o Brasil, apenas 44,53% dos grupos prioritários tomaram a vacina até o começo de junho deste ano, ante 68,1% em 2022.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES