Piauí é o estado que mais aderiu à tarifa social de energia elétrica

O estado possui mais de 578 mil beneficiados com o desconto na fatura de energia e possui um potencial de quase 280 mil famílias aptas para o cadastro.

Piauí é o estado que mais aderiu a tarifa social de energia elétrica | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí foi pelo terceiro ano consecutivo o estado com maior aderência à Tarifa Social de Energia Elétrica no país, entre as empresas com mais de 500 mil clientes residenciais, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Mais de 50 mil novas famílias foram cadastradas na Tarifa Social no ano de 2022.

O estado possui mais de 578 mil beneficiados com o desconto na fatura de energia e possui um potencial de quase 280 mil famílias aptas para o cadastro. Assim, o Piauí possui 67,9% dos clientes de baixa renda cadastrados, na prática, isso significa que, quase 7 em cada 10 famílias piauienses aptas a receber o benefício, estão cadastradas na tarifa social.

Patrícia Araújo, consultora de relacionamento com o cliente da Equatorial Piauí, disse que os descontos das famílias cadastras podem chegar a até 65%.

“Todas as famílias cadastradas recebem o desconto mensalmente na fatura de energia, que pode chegar até 65%. Mas, mesmo com todo o esforço demandado por meio de cruzamento de dados e ações para cadastro, ainda temos muitas famílias que têm o direito ao benefício que não conseguimos localizar a unidade onde residem para aplicar o benefício. Precisamos que nesses casos o cliente nos procure informando o local que reside para a realização do cadastro”, destaca.

No ano de 2022 a economia na conta de energia para as famílias totalizou o montante de mais de R$ 150 milhões, em 2023 já foram mais de R$76 milhões que passaram a circular e movimentar a economia dos municípios e do estado. “Esse programa é importante. Ajuda a economizar. O desconto aqui de casa usamos para alimentação e outras contas. Já temos o benefício há 8 anos e mantenho sempre o NIS atualizado”, explica Antônia da Silva, dona de casa e moradora de Sigefredo Pacheco.

Luiz Carlos Cardoso, gerente de relacionamento com o cliente, informa que além do cadastro o beneficiário deve atualizar o NIS a cada dois anos para não perder o benefício da tarifa social. 

“Manter o NIS atualizado é essencial para não perder o benefício. Essa atualização pode ser realizada no CRAS do município. E quando há um aumento da renda per capita da família, passando de meio salário mínimo, esse cliente/família também deixa de atender os critérios do benefício”, esclarece.

Importante salientar também que atualmente o Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome está realizando em 2023 uma revisão das famílias cadastradas. Estas famílias estão recebendo mensagens nas faturas de energia informando a necessidade de procurar o CRAS. Assim, é fundamental que o cliente verifique o campo de mensagem da fatura para não perder o prazo de regularização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES