Piauí é o primeiro estado a implantar a rede Edudroam em todas as cidades

O objetivo é ampliar e melhorar a conectividade no estado e atender de forma gratuita pesquisadores, professores, servidores e estudantes do estado.

Piauí é o primeiro estado a implantar a rede Edudroam em todas as cidades. | Unoplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é o primeiro estado do Brasil a implantar a rede Edudroam, que é uma rede de internet sem fio, proporcionando um acesso seguro à internet, em todos os municípios. O objetivo é ampliar e melhorar a conectividade e atender de forma gratuita pesquisadores, professores, servidores e estudantes no Piauí. 

No Brasil, ela está presente em 170 instituições e espalhadas em 2.700 pontos. Já no estado do Piauí, a expansão da rede foi prevista em acordo assinado entre a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pelo sistema no Brasil.

“O sinal Eduroam é disponibilizado pela RNP, por meio da infraestrutura da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI). O sistema fornece aos pesquisadores, professores e estudantes um fácil e seguro acesso à rede ao visitar uma instituição diferente da sua. A rede acadêmica de internet sem fio atende esse público de forma gratuita em qualquer lugar do estado, inclusive em aeroportos, cafeterias, dentre outros espaços”, explicou o diretor da ATI, Ellen Gera.

Confira como ter acesso

Se a instituição acadêmica possuir a rede, a autenticação de usuários é realizada usando as mesmas credenciais utilizadas ao acessar a rede local, por exemplo o e-mail institucional, enquanto a autorização para acesso à internet e outros recursos é tratada pela instituição na qual for matriculado.

“Os utilizadores não pagam para usar a rede, que é fornecida a nível local pelas instituições (universidades, faculdades, institutos, dentre outras). O usuário poderá dispor da rede em qualquer lugar do mundo, desde que haja o serviço”, explicou Rafael Amaral, coordenador técnico da RNP no Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES