Piauí é um dos estados menos burocráticos para abertura de empresas

No Piauí são 745 atividades econômicas dispensadas, o que deixa o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 770

Piauí é um dos estados menos burocráticos para abertura de empresas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é um dos estados menos burocráticos do Brasil para se abrir empresas, segundo o Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), nessa quarta-feira (2).

No Piauí, existem 745 atividades econômicas dispensadas de alvarás, o que coloca o estado em segundo lugar, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que possui 770. Essa dispensa de alvarás e licenças pelos órgãos de Bombeiros, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária torna a abertura de empresas mais fácil e ágil. Dessa forma, as empresas podem iniciar suas operações assim que obtiverem o número do CNPJ e a inscrição fiscal.

Os resultados positivos alcançados pelo Estado são atribuídos à implementação da Lei de Liberdade Econômica, que permite que empresas enquadradas em atividades de baixo risco sejam dispensadas de licenças, proporcionando benefícios para milhares de empreendimentos.

Outro fator crucial é o lançamento do novo portal Gov.Pi Empresas, em junho, pelo Governo do Estado. Essa plataforma oferece maior facilidade no processo de abertura de negócios no estado e tem o potencial de dispensar o licenciamento de até 40% das empresas.

Segundo o MDIC, a dispensa de licenças e alvarás não beneficia apenas os empreendedores, mas também o setor público, que pode direcionar a fiscalização de acordo com o grau de impacto das atividades econômicas. Desta forma, há melhor direcionamento e otimização dos recursos públicos.

Em relação às empresas que necessitam da obtenção de licenças, o Governo do Estado também facilitou o seu processo de abertura. Com o Gov.Pi Empresas, é possível, em poucos minutos e em um só local, obter as licenças do Corpo de Bombeiros, Adapi, Vigilância Sanitária, Secretaria do Meio Ambiente, registro na Junta Comercial e consulta prévia na Prefeitura Municipal, facilitando a vida do empreendedor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES