Piauí entre os 5 estados com maior proporção de matriculados em Tempo Integral

No Ensino Fundamental, Censo Escolar 2023 aponta que o Piauí ocupa o 2º lugar do ranking, com 48,9% dos estudantes matriculados na modalidade

Piauí entre os 5 estados com maior proporção de matriculados em Tempo Integral | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí está entre os cinco estados brasileiros com a maior proporção de alunos da rede pública de ensino matriculados em Tempo Integral, apontou o Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nessa quinta-feira (22). No Ensino Fundamental, o Estado ocupa o 2º lugar no ranking, com 48,9% dos estudantes matriculados na modalidade. Já no Ensino Médio, com 45,4%, o percentual do estado é maior que o dobro da média nacional, que é de 21,9%. 

Em 2022, o Piauí ocupava o 10º lugar no ranking do Ensino Médio e saltou para a 4ª posição em 2023. Para o secretário de Educação, Washington Bandeira, os dados mostram o resultado do trabalho desta gestão, que tem como meta transformar todas as escolas Seduc de Ensino Médio em Tempo Integral até 2026. 

“Nossa meta é fortalecer e expandir a Educação de Tempo Integral na capital e no interior do estado. Em 2022, tínhamos 96 escolas de tempo integral, no primeiro ano de governo Rafael Fonteles chegamos a 200 e, em 2024, teremos 351 escolas. Isso significa 70% das escolas de Ensino Médio com Tempo Integral no Piauí”. 

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.

A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular (educação infantil e ensino fundamental e médio); educação especial (escolas e classes especiais); educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional e tecnológica (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

O Censo tem caráter declaratório e é dividido em duas etapas. A primeira coleta informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Já a segunda, coleta informações sobre o movimento e o rendimento escolar dos alunos, ao fim do ano letivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES