Piauí ganha política de saúde para a população negra

A lei se baseou no projeto do deputado estadual Rubens Vieira, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa

A lei se baseou no projeto do deputado estadual Rubens Vieira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí agora tem uma política estadual de saúde para as pessoas negras. No último dia 10, o governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8.291, que institui a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra. Ela prevê ações que facilitem atender demandas específicas dessa população na saúde.

A lei se baseou no projeto do deputado estadual Rubens Vieira, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. Ele destacou a importância dessa política para uma boa parte da população do Piauí. “A lei representa um marco significativo no contexto das políticas de saúde no Estado do Piauí, visto que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí possui o maior contingente de pessoas autodeclaradas negras no Brasil, com 9,3% de pessoas negras e 64,3% pardas”, disse. 

O texto prevê, por exemplo, inclusão dos temas “Racismo” e “Saúde da População Negra” nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) em que o estado do Piauí atue como organizador, colaborador ou parceiro, e no exercício do controle social na saúde. Também amplia e fortalece a participação das lideranças de movimentos sociais negros nas instâncias de controle social das políticas de saúde e promove incentivo à produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde da população negra, incentivo ao reconhecimento dos saberes e práticas populares de saúde e implementação do processo de monitoramento e avaliação das ações pertinentes à redução das desigualdades étnico-raciais no campo da saúde. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES