Piauí inteiro está em alerta para chuvas intensas; veja regiões

O Piauí está em alerta de chuvas intensas que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas

Piauí está coberto por dois alertas de chuvas intensas | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todo o Piauí está em alerta de chuvas intensas que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas, além de ventos intensos de até 100 km/h. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pelo menos até esta segunda-feira (4) são previstas pancadas de chuva localmente fortes em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, onde não se descartam volumes superiores a 100,0 mm. 

INMET emite alertas para o Piauí

Dois alertas de chuvas intensas foram emitidos para o Piauí neste domingo (3), devendo perdurar até esta segunda-feira (4), quando uma nova avaliação climática é realizada. De acordo com o Instituto, parte do Norte do Piauí, além dos municípios situados no Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do Estado estão cobertos pelo alerta laranja (perigo), podendo registrar chuvas volumosas de até 60 mm/h. 

O aviso de perigo do INMET destaca o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em razão das condições climáticas. Municípios como Campo Maior, Floriano, Teresina e Oeiras, situados nestas regiões, merecem atenção. 

Alertas válidos até as 10 horas desta segunda-feira (4) | FOTO: Reprodução/INMET

Para municípios localizados mais ao Norte do Piauí, a exemplo de Luís Correia, Parnaíba, Cocal dos Alves e Luzilândia são esperadas chuvas intensas, porém não superiores a 50 mm/h. O alerta amarelo (perigo potencial) destaca que os ventos não devem ultrapassar os 60km/h, sendo, portanto, baixo o risco de incidentes com descargas elétricas e alagamentos. 

Primeira quinzena de março com chuvas abaixo da média

A previsão do INMET para os primeiros 15 dias de março é de tendência de chuva abaixo da média. O INMET informou que até o dia 12 de março, a chuva pode ser localmente forte em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e na costa leste e sertão da Paraíba e de Pernambuco. Nas demais áreas da região Nordeste, são previstos menores acumulados de chuva.

A redução pode impactar, inclusive a safra na região do Matopiba (que engloba áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Segundo o órgão, nos meses de janeiro e fevereiro/2024, a região apresentou aumento na umidade do solo devido ao retorno da chuva mais regular beneficiando o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. 

"Para março/2024, a previsão de chuva abaixo da média em parte do Matopiba poderá restringir o desenvolvimento de parte das lavouras de primeira safra, bem como reduzir o ritmo de plantio do milho segunda safra. O mesmo cenário está previsto para grande parte da Região Centro-Oeste", informou o Instituto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES