Piauí possui seis hospitais como referência no atendimento ao AVC

A descentralização desse atendimento é graças a implantação das Linhas de Cuidado do AVC e do IAM

Piauí possui seis hospitais como referência no atendimento ao AVC | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí possui 6 unidades de saúde referência em atendimento ao AVC no estado. Além de Teresina, o serviço é disponibilizado nas cidades de Picos, Floriano, Piripiri, São Raimundo Nonato e Parnaíba. Em Picos, o atendimento é realizado no Hospital Regional Justino Luz. Já em Piripiri, a referência é o Hospital Regional Chagas Rodrigues. Em Parnaíba no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e em Floriano e São Raimundo Nonato, respectivamente, nos hospitais Tibério Nunes e Senador Cândido Ferraz, além do Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina.

A descentralização desse atendimento é graças a implantação das Linhas de Cuidado do AVC e do IAM. Sobre o AVC, em dez meses,  foram mais de 900 piauienses que tiveram suas vidas salvas. Já em relação ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o número de atendimento se aproxima dos 800.

“Ter diversas unidades pelo estado que possam realizar esse tipo de atendimento é um ganho tremendo para todos os piauienses. São locais mais próximos da população que podem facilitar o acesso de todos ao tratamento, reduzindo o tempo necessário para o atendimento ser feito. Além disso, a série de capacitações realizadas com nossos profissionais permitem que o serviço tenha a maior qualidade possível para a população”, destaca Romilto Pacheco, neurointervencionista e Coordenador Estadual da Linha de Cuidado do AVC.

As Linhas de Cuidados têm como objetivo reduzir a morbimortalidade por AVC e IAM no estado do Piauí, assegurando o acesso a atenção e ao cuidado assistencial médico, além de garantia de continuidade da atenção integral iniciada no âmbito da atenção primária à saúde até a atenção secundária e terciária na Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), incluindo as ações de reabilitação. 

O superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, destaca que levar serviço de qualidade para mais próximo da população é algo essencial para dar mais qualidade de assistência aos usuários dos serviços públicos de saúde. 

“Nossa rede está estruturada e tem a capacidade de descentralizar os serviços com qualidade, garantindo assim um menor tempo para a população receber a assistência médica e um maior conforto ao necessitar dos serviços de saúde, uma vez que eles estarão mais próximos dessas pessoas”, explica o superintendente.

(Com informações da Sesapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES