Piauí regista abertura de 7.270 novas empresas de janeiro a outubro deste ano

Segundo os dados da Jucepi, somente no mês de outubro foram abertas 689 empresas e o tempo médio total para registro foi de 9h34

Alzenir Porto- presidente da Jucepi | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí ganhou 7.270 novas empresas em todo o estado entre janeiro a outubro de 2023, segundo o levantamento da Junta Comercial do Piauí (Jucepi). Em contrapartida , foram baixadas 3.743 empresas no mesmo período. O levantamento foi realizado com base em registros no portal Gov.pi Empresas e não incluem o microempreendedor individual (MEI) e a empresa de cartório.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, afirmoou que considera positivos os dados e projeta que abertura de empresas de 2022 será superada ainda em novembro. “Estamos confiantes que vamos encerrar o ano com cerca de 8.000 novas empresas em todo o estado, número superior às 7.901 empresas abertas em 2022. E isso se deve às diversas ações para melhorar o ambiente de negócios, como o decreto de atividades de baixo risco, o lançamento do portal Gov.pi Empresas e os investimentos do governo na melhoria da infraestrutura”, pontuou. 

Os dados da Jucepi mostram que, somente no mês de outubro foram abertas 689 empresas e o tempo médio total para registro foi de 9h34, projetando o Piauí como o 2º estado mais rápido do Brasil para se abrir uma empresa. 

Confira a seguir os demais indicadores do mês de outubro de 2023:

Municípios

A abertura de empresas está concentrada na capital. O município de Teresina sedia quase metade das novas empresas (308), seguida por Parnaíba (41), Floriano (23), Piripiri (21) e Picos (20).

Natureza jurídica

Observa-se que 65,89% das empresas abertas são do tipo jurídico sociedade empresária limitada. 

Porte das empresas

Com relação ao porte das empresas, 77,35% são enquadradas como microempresas (ME); 14,36% empresas de pequeno porte e 8,29% demais empresas não enquadradas no Simples Nacional.

Atividades econômicas

Segundo o levantamento, as atividades econômicas que mais registraram empresas foram: comércio (270); saúde humana e serviços sociais (95); atividades profissionais, científicas e técnicas (51); atividades administrativas e serviços (43) e construção (34).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES