Piauí registra a 5ª menor taxa de abstenção do país no primeiro dia do Enem

No próximo domingo (12), os candidatos irão fazer provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias

Piauí registra a 5ª menor taxa de abstenção do país no primeiro dia do Enem | Foto: Pedro Arimateya
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No primeiro dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o realizado no domingo (5), o Piauí registrou, a 5ª menor taxa de abstenção do país. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 99.644 inscritos, 26% não compareceram aos locais de aplicação.

O Piauí ficou atrás dos estados de Sergipe (24,6%), que teve a menor taxa de abstenção do Brasil, Rio Grande do Norte (24,9%), Ceará (25,1%) e Rio Grande do Sul (25,6%). As provas realizadas no primeiro dia foram de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação.

No próximo domingo (12), os candidatos irão fazer provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

INCIDENTES PELO PAÍS

Segundo o balanço apresentado por Santana, o primeiro dia de provas do Enem 2023 teve 4.293 candidatos eliminados por violações, como portar equipamento eletrônico, ausentar-se da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Todas essas regras estão previstas no edital.  Também foram contabilizados 905 candidatos que tiveram problemas durante a aplicação das provas, que envolveram emergências médicas, interrupções temporárias de energia e desabastecimento de água. 

Estudantes que foram prejudicados por condições climáticas e problemas de logística, e também aqueles que foram alocados em locais de prova em distância maior do que a previsão do edital (30 quilômetros), poderão solicitar a reaplicação das provas para os dias 12 e 13 de dezembro. Os casos de doenças e questões de saúde que impediram a realização da prova também dão direito à reaplicação. O requerimento será disponibilizado pelo Inep.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES