Piauí Saúde Digital oferece atendimento à população indígena em Piripiri

O espaço oferece consultas por telemedicina, bem como equipamentos para aferição de pressão, realização de eletrocardiograma

Espaço de saúde indígena foi inaugurado em Piripiri | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Prefeitura de Piripiri inauguraram nesta terça-feira (4) o espaço de saúde indígena no município. O serviço faz parte do programa Piauí Saúde Digital, que tem como objetivo proporcionar ambientes com telemedicina para fortalecer a assistência à saúde da população. O novo espaço está localizado na Casa dos Conselhos Jéssica Monteiro Melo e é especialmente equipado para atender a população indígena da região dos cocais.  A inauguraçãofaz parte das comemorações dos 113 anos de emancipação política de Piripiri. 

O espaço oferece consultas por telemedicina, bem como equipamentos para aferição de pressão, realização de eletrocardiograma e outros exames essenciais. Todos esses recursos são especialmente voltados para atender às necessidades específicas da população indígena da região. Durante a inauguração, foi realizada a primeira consulta por telemedicina da unidade, com o cacique da tribo Tabajara, José Guilherme.

O serviço faz parte do programa Piauí Saúde Digital Foto: Ascom 

O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Soares, participou da inauguração e ressaltou que o consultório é mais uma das medidas que o Governo do Estado implanta para gerar um sistema de saúde que atenda a necessidade de todos.Ao investir nesse consultório, o Estado fortalece sua responsabilidade em promover a igualdade e a inclusão, assegurando que nenhum grupo seja deixado para trás no acesso aos cuidados de saúde. Esta unidade garante o acesso aos serviços de saúde para a população indígena do Território dos Cocais com qualidade e humanização”, afirmou. 

A prefeita de Piripiri, Jove Oliveira, destacou que o serviço reforça ainda mais a descentralização da assistência médica. “A inauguração de serviços, como esta sala, permite levar serviços de saúde especializados para locais onde antes havia vazios assistenciais. Agora temos um serviço de teleconsultas e telediagnósticos, voltados a um público específico que é a população indígena da região”, disse. 

O projeto Piauí Saúde Digital está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde de Piripiri e no Hospital Regional Chagas Rodrigues. Desde sua implantação, foram realizadas 2.598 consultas, sendo 1.344 com clínico geral e 1.254 de especialidades. Além de consultas, o Piauí Saúde Digital já realizou  3.439 exames.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES