Piauí Saúde Digital ultrapassa marca de 3 mil consultas em Piripiri

Além das consultas, o Piauí Saúde Digital emitiu 4.794 laudos de exames

Piauí Saúde Digital ultrapassa marca de 3 mil consultas em Piripiri | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa Piauí Saúde Digital continua a fornecer atendimento à população de Piripiri. Desde sua implantação, foram realizadas um total de 3.151 consultas, sendo 1.757 com clínicos gerais e 1.394 com especialistas de outras áreas. Além disso, o Piauí Saúde Digital emitiu um total de 4.794 laudos de exames.

Experiência em telessaúde do Governo do Estado, o programa Piauí Saúde Digital foi implantado na cidade de Piripiri e vem possibilitando o acesso à saúde especializada e fortalecendo a rede de atenção primária. O projeto está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde de Piripiri, no Hospital Regional Chagas Rodrigues, no centro de especialidades e também no domicílio da população (via tablet do agente comunitário de saúde, celular ou computador).

“Com esse projeto conseguimos zerar a fila de consultas especializadas nas áreas de pediatria, dermatologia, psicologia, cardiologia e nutrição”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

Ricardo Lopes, coordenador de Saúde Digital da Sesapi, falou sobre o pioneirismo do projeto. “É um projeto que não existe em lugar nenhum no Brasil, neste formato, no qual integra, desde a UBS, até uma central de exames laboratoriais, raios X, ultrassom e mamografia, permitindo integração entre os sistemas municipal, estadual e federal, sem perdas de informações. Permite também que o agente de saúde vá até a casa do paciente, na zona rural, e faça a consulta com especialista”, explicou o coordenador.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, destaca que o paciente, quando necessário, é encaminhado para hospital de referência. “O sistema integrado permite consulta com especialista e exames integrados com a plataforma e a consulta com receita para medicação, inclusive, encaminhando ao hospital, se for necessário”, finalizou Dirceu.

Hospital acompanha mais de 4 mil pacientes portadores de HIV/Aids

O combate ao HIV/AIDS é uma das principais prioridades da saúde pública. No estado do Piauí, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) desempenha um papel crucial no acompanhamento e tratamento de indivíduos que vivem com essa doença. A instituição é reconhecida como referência, oferecendo uma ampla gama de serviços que vão além da terapia medicamentosa, desempenhando um papel fundamental no cuidado desses pacientes. 

A unidade de saúde tem a responsabilidade de fornecer acompanhamento a mais de 4 mil pessoas que vivem com HIV/AIDS. Os pacientes encontram no hospital um suporte fundamental para monitorar seu estado de saúde. Contando com uma equipe multidisciplinar altamente especializada, o Natan Portella oferece serviços médicos, farmacológicos, exames laboratoriais e apoio emocional, garantindo uma abordagem abrangente no cuidado desses indivíduos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES