Piauí se mobiliza para criar plano de contingência contra Influenza Aviária

O secretário da Sada, Fábio Abreu, esteve na reunião e descartou casos da doença em território piauiense.

Órgãos se reúnem para definir plano de contingência | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí iniciou mobilização para criar um plano de contingência contra a Influenza AviáriaNessa quarta-feira (7), a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) se reuniram com outras instituições governamentais para discutir e planejar ações integradas de prevenção e combate à doença no território piauiense. 

O encontro aconteceu no auditório da Superintendência Federal da Agricultura e Pecuária no Piauí (SFA-PI/Mapa) e envolveu diversos outros órgãos como Ibama, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PI), Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PI), Corpo de Bombeiros, Fundação Municipal de Saúde e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Montamos um plano de ação inicial, que já foi apresentado pelo secretário Fábio Abreu ao governador Rafael Fonteles, que se mostrou sensibilizado com a questão. Mas nós sabemos que essas ações não são isoladas dos órgãos de defesa agropecuária, é um problema que requer a ajuda de todas as instituições envolvidas, de forma direta ou indireta. Por isso realizamos essa reunião para determinar quais as ações serão executadas”, esclareceu a médica veterinária Cecília Melo, coordenadora do Programa Estadual de Vigilância Epidemiológica.

Casos descartados no Piauí

O secretário da Sada, Fábio Abreu, esteve na reunião e afirmou, na ocasião, que não existem casos da doença em território piauiense e destacou que todas as informações oficiais devem sair da Adapi. "O único órgão do estado do Piauí responsável por emitir qualquer tipo de informação sobre a temática é a Sada por meio da Adapi. Então, qualquer informação que parta de outro local, não é oficial", disse o secretário. 

Abreu ainda ressaltou os trabalhos desenvolvidos para a prevenção de casos em território piauiense. "A Adapi irá coordenar todas essas ações, junto com o Ministério da Agricultura, e estará à frente dos procedimentos protocolares para que possamos dar respostas imediatas tanto para as autoridades quanto para a população”, complementou o secretário.

Segundo dados da SADA, de dezembro de 2022 a abril de 2023, a Adapi tem executado o Plano Nacional de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de NewCastle. "Em abril, um total de 132 aves comerciais provenientes de 11 estabelecimentos avícolas comerciais e 308 pertencentes a 28 criatórios de subsistência passaram por um inquérito soroepidemiológico. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/SP) e todas foram negativas para as doenças", informou a Secretaria.

Até esta quinta-feira (8), no Brasil, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, já são 30 casos confirmados de focos da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres, concentrados nos estados da Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul e Minas Gerais.  

Recomendações

A Sada, por meio da Adapi, faz um alerta à população em geral: caso seja observada qualquer ave apresentando sintomas neurológicos (como dificuldade de voo e falta de coordenação motora) ou respiratórios (como edema na cabeça, espirros e tosses), é importante não tocar na ave nem coletar amostras por conta própria. É recomendado notificar a Agência de Defesa Agropecuária para que um profissional devidamente treinado possa realizar a coleta de amostras e investigar o caso.

Medidas de biossegurança e boas práticas de produção também são fundamentais. É recomendado o uso de telas de proteção para evitar a entrada de aves silvestres nas criações. Nas granjas, os produtores devem estar atentos ao controle de acesso de pessoas, realizar a desinfecção de veículos e orientar os funcionários a trocarem de roupa no início e no final do expediente. Além disso, é importante que todos estejam preparados para notificar prontamente caso identifiquem qualquer ave apresentando sintomas neurológicos ou respiratórios.

Nesse caso, a população poderá entrar em contato através dos seguintes canais:

www.adapi.pi.gov.br/contato.php

Telefone: 2222-1710

E-mail: epidemiologia@adapi.pi.gov.br / pesa@adapi.pi.gov.br

Ou presencialmente em uma das unidades de atendimento da Sada/Adapi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES