Piauí será apresentado como referência em redução da pobreza no encontro do G20

Mais de 50 autoridades estrangeiras estarão em Teresina em maio, durante encontro que antecede a Cúpula de Líderes do G20

Piauí será apresentado como referência em redução da pobreza no encontro do G20 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 50 autoridades estrangeiras estarão reunidas em Teresina, de 20 a 24 de maio, para uma reunião preparatória da Cúpula de Líderes do G20, onde o sucesso das políticas públicas de redução da pobreza e da fome do Piauí será destacado. 

Os detalhes para a organização do evento foram discutidos nesta segunda-feira (04) no Palácio de Karnak, com a presença do governador Rafael Fonteles, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o ministro do Itamaraty, Carlos Vilanova, e assessores técnicos dos Governos Estadual e Federal.

Piauí será apresentado como referência em redução da pobreza no encontro do G20 - Foto: Ascom

O sucesso das políticas do Piauí se alinha com a temática central da próxima reunião do G20 no Rio de Janeiro em novembro. O encontro enfocará o combate à fome, à pobreza e à desigualdade social, com a participação dos líderes dos 19 países mais ricos do mundo, além da União Europeia e, a partir deste ano, a União Africana. 

Rafael Fonteles disse que o Piauí vai mostrar ao mundo exemplos bem-sucedidos de redução de pobreza por meio de ações dos Governos Estadual e Federal adotadas no início deste século. “Vamos colocar o Piauí em evidência para sensibilizar o mundo inteiro dessa pauta prioritária do presidente Lula, que é exatamente a redução da pobreza, a erradicação da fome”, afirmou o governador. 

Fonteles disse que o Piauí vai dar sua contribuição em fazer um grande evento em maio e que, além de destacar o combate à pobreza e à fome, também apresentará o potencial turístico e as vantagens cooperativas para o mundo inteiro.

O ministro Wellington Dias destacou porque o Piauí é um case de sucesso dentro do Brasil. “O Piauí entrou no século 21 com 18 dos 50 municípios mais pobres do Brasil. Agora não temos mais nenhum entre os 50. Também tivemos evolução na educação, economia e na expectativa de vida. Isso coloca aqui uma responsabilidade de sediar esse evento em que o presidente Lula, na presidência do G20, quer uma aliança global contra a fome e a pobreza”, afirmou o ministro.

Piauí será apresentado como referência em redução da pobreza no encontro do G20 - Foto: Ascom

SAIBA MAIS SOBRE O ENCONTRO

  • Brasil assumiu presidência temporária do G20 em 2023, com mandato até novembro de 2024.
  • Calendário de atividades incluiu mais de 120 eventos ao longo do ano em 15 cidades-sede no Brasil.
  • Atividades contemplaram 93 reuniões técnicas, 26 videoconferências, 10 encontros de vice-ministros e 23 reuniões ministeriais.
  • O Rio de Janeiro sediará duas reuniões de cúpula: a social e a dos chefes de Estado e de Governo, com líderes dos países do G20 e convidados.
  • As reuniões das maiores economias do mundo começarão em Brasília, no Palácio Itamaraty, entre 11 e 15 de dezembro de 2024.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES