Piauí será o 1º estado a incluir inteligência artificial no currículo escolar

O secretário da Educação, Washington Bandeira, esteve reunido com o líder norte/nordeste da Amazon Web Services (AWS), Ronaldo Abath

Secretário da Educação Washington Bandeira | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário da Educação, Washington Bandeira, se reuniu na última semana de setembro, com o líder norte/nordeste da Amazon Web Services (AWS), Ronaldo Abath, e o gerente de programas da AWS, Rubem Saldanha. A plataforma de serviços de computação em nuvem é a nova parceira da Seduc na implementação da disciplina inteligência artificial no currículo das escolas da rede pública estadual de ensino.

Piauí será o 1º estado a incluir inteligência artificial no currículo escolar Foto: Ascom 

Bandeira destacou que a meta da Seduc é formar mais talentos competitivos na era da inteligência artificial. “Estamos trabalhando para que os nossos alunos possam ter contato com essa nova ferramenta por meio dos cursos técnicos ofertados pelo Seduc Tec e para que eles estejam preparados para as novas exigências do mundo do trabalho”, afirmou. 

Ainda no primeiro semestre, o governo fez o lançamento do Seduc Tec, programa de expansão da educação profissional, técnica e tecnológica e passou a oferecer o curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em inteligência artificial e programação de jogos. O curso está sendo realizado em 133 escolas, com 5.506 estudantes da 1ª série do ensino médio matriculados.

“A iniciativa agora ganha o reforço de peso da Amazon Web Services (AWS), com a inserção do módulo de computação em nuvem nos cursos de desenvolvimento de sistemas, com ênfase em inteligência artificial e programação de jogos ofertados pelo Seduc Tec. Os estudantes da nossa rede farão o módulo de computação em nuvem na plataforma educacional da Amazon e terão no seu currículo uma certificação com assinatura dessa grande big tech. Ainda dentro dessa parceria, teremos a formação dos nossos professores para que eles possam orientar os alunos durante o uso da plataforma”, explicou o secretário. 

Ele acrescentou que esse foi o pontapé para que se chegue a um projeto maior que é incluir a disciplina de inteligência artificial no currículo das escolas estaduais piauienses de ensino médio. 

“Estamos trabalhando para que em 2024, as escolas estaduais de ensino médio tenham em seu currículo a disciplina de inteligência artificial. Essa iniciativa irá colocar o Piauí e o Brasil no cenário dos países que já estão trabalhando essa disciplina no currículo da educação básica. Só 11 países fizeram isso até agora e o Brasil será o 12º por meio dessa iniciativa pioneira do Piauí”, finalizou o secretário. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES