Piauí tem 2 heroínas no livro Rainhas - Retratos da Cultura Brasileira

No livro, Maria da Inglaterra é apresentada como a Rainha das canções do Piauí e Maria Pangula é apresentada como a Rainha do Repente.

Maria da Inglaterra está em publicação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As piauienses Maria Luiza dos Santos Silva, conhecida como Maria da Inglaterra, e Maria Assunção do Senhor, conhecida como Maria Pangula, estão incluídas no Projeto "Monarquia Popular Brasileira (MPB)", idealizado e estruturado por Ju Millan. Trata-se de um novo capítulo da cultura brasileira que resultou no lançamento da primeira publicação: "Rainhas - Retratos da Cultura Brasileira", que será lançado no dia 6 de novembro, em São Paulo.

O livro é uma homenagem a figuras notáveis cujas trajetórias desempenharam um papel fundamental na construção de um Brasil diversificado e multifacetado. No livro, Maria da Inglaterra é apresentada como a Rainha das canções do Piauí e Maria Pangula é apresentada como a Rainha do Repente. Elas aparecem no livro ao lado de Inezita Barroso, Ivone Lara, dentre outros nomes.

Maria da Inglaterra está no projeto

A escolha de utilizar a fotografia como meio principal de apresentação convida o público a se conectar não apenas com as histórias narradas, mas também com a riqueza da diversidade do povo brasileiro. Esta obra é, portanto, uma inspiração e um apelo para que continuemos a valorizar e preservar os caminhos e tradições delineados por essas rainhas.

Este projeto não se limita a um mero lançamento de um livro. Ele demonstra seu compromisso com a educação, destinando a maioria das cópias para cerca de cem escolas públicas no interior de São Paulo. Dezesseis municípios na região metropolitana de Campinas serão contemplados, com o intuito de enriquecer o conhecimento dos 20 mil alunos do ensino médio sobre as raízes da cultura brasileira.

Maria Pangula, Rainha do Repente

Com um prefácio assinado pelo renomado escritor, professor, historiador e compositor brasileiro, Luiz Antônio Simas, o projeto foi realizado ao longo de três anos, graças ao apoio do Programa de Ação Cultural de São Paulo (Proac). A semente dessa ideia, no entanto, foi plantada na mente curiosa da curadora Ju Millan desde a infância. Ela sempre se questionava sobre as placas e locais que proclamavam "rei disso" e "rainha daquilo", e sua pesquisa se tornou a resposta a essa curiosidade.

O envolvimento das próprias rainhas e de seus familiares na criação deste livro foi recebido com entusiasmo e emoção. Como Ju Millan afirma, "É um privilégio poder homenagear e compartilhar um pouco da trajetória destas personalidades incríveis que escrevem a nossa história e preservam a cultura e identidade brasileira".

O processo de pesquisa abrangeu inúmeras cidades por todo o Brasil, incluindo ligações para centros de cultura e trocas de mensagens. O resultado é uma obra que apresenta uma foto colorida e um breve perfil de cada rainha. Personalidades notáveis como Ivone Lara, a rainha do Samba, Dona Dainda, Rainha Kalunga, além de outras que agora ganham destaque nacional, como Pokket Nery, Rainha do Samba Junino, e Efigênia Rolim, a Rainha do Papel de Bala, compõem um rico documento sobre o papel das mulheres no cenário cultural brasileiro. No entanto, Ju Millan observa que esta primeira edição está longe de abranger todas as rainhas e figuras notáveis que fazem parte da realeza brasileira.

O projeto MPB também inclui a produção de oito minidocumentários sobre a realeza de São Paulo, homenageando figuras como Padre Júlio Lancelotti - o Rei das Ruas, Gilson Rodrigues - Rei de Paraisópolis, Débora Garofalo - Rainha da Robótica, e Elinéia Jesus - Rainha da Reciclagem. Após o lançamento de "Rainhas do Brasil", a Monarquia Popular Brasileira planeja lançar mais dois impressos: "Os Reis do Brasil" e "Castelos: Arquitetura Popular Brasileira", com a visão de compor um conjunto de três publicações em um box da MPB.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES