Piauí tem 3ª maior proporção de mulheres nas Câmaras de Vereadores do país

No Piauí, a representatividade das mulheres nas Câmaras de Vereadores Municipais aumentou no período de 2016 a 2020

Piauí tem 3ª maior proporção de mulheres nas Câmaras de Vereadores do país | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A igualdade de acesso das mulheres às estruturas de poder e tomada de decisão é uma meta crucial da ONU, tanto no Conjunto Mínimo de Indicadores de Gênero (CMIG) quanto na Agenda 2030 (ODS). Isso implica oportunidades equitativas para participação pública e liderança em todos os setores. 

Um indicador chave é a proporção de cadeiras ocupadas por mulheres no legislativo e governos locais (CMIG 4.2). Embora as mulheres representem 52,7% do eleitorado brasileiro e houve um aumento recente na representação na Câmara Federal, o Brasil ainda está em 133º lugar em um ranking global, o último na América Latina.

No Piauí, a representatividade das mulheres nas Câmaras de Vereadores Municipais aumentou no período de 2016 a 2020. Assim, eram 363 vereadoras em 2016, o que representava cerca de 16,9% de todos os cargos de vereador no estado, o quarto maior percentual do país. Já em 2020, o quantitativo de vereadoras passou para 429, o que representava cerca de 20% do total de todos os cargos de vereador no Piauí, passando a ser o terceiro maior percentual do país, ficando atrás apenas dos estados do Rio Grande do Norte (21,6%) e do Acre (20,8%).  

No que toca à participação das mulheres do Piauí na política em âmbito nacional, mais particularmente na Câmara dos Deputados, houve um retrocesso, pois no ano de 2016 o estado possuía 4 mulheres Deputadas, o que representava 40% do total dos representantes piauienses, e em 2023 não havia nenhuma mulher piauiense representando o estado naquela Câmara legislativa. 

PARTICIPAÇÃO NAS FORÇAS DE SEGURANÇA: O estudo sobre estatísticas de gênero apresentado pelo IBGE aponta que também tem crescido a participação das mulheres em cargos das Polícias Militar e Civil do estado do Piauí. Assim, em 2014, um contingente de 575 mulheres faziam parte dos quadros daquelas Polícias no estado, o que representava 8,4% do total de policiais. Já em 2019 o quantitativo de mulheres participando das Polícias passou para 705, o equivalente à cerca de 9,3% do total de policiais do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES