Piauí tem a menor taxa de devedores do Brasil, diz Serasa

Primeira parcela do 13º deve injetar R$ 291 bilhões na economia nacional, o que equivale a 2,7% do PIB brasileiro

34,1% dos piauienses enfrentam atrasos em pagamento | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo o mais recente levantamento da Serasa sobre inadimplência, o Piauí ostenta a menor taxa de devedores do Brasil, com 34,1% da população enfrentando atrasos em pagamentos. Apesar de estar significativamente abaixo da média nacional, que alcança 43,9%, esse número ainda é considerado alto. Para os residentes piauienses com pendências financeiras, o pagamento do 13º salário surge como uma chance para reduzir ou quitar dívidas acumuladas ao longo do ano.

A primeira parcela do 13º, prevista para ser paga até 30 de novembro, representa um salário extra que deve injetar R$ 291 bilhões na economia nacional, equivalente a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de acordo com estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Erlivaldo Bandeira, especialista em investimentos e consultor de negócios da Central Sicredi Nordeste, destaca que a prioridade para aqueles endividados, especialmente os inadimplentes, deve ser direcionar o 13º para o pagamento de dívidas pendentes, evitando a criação de novos compromissos financeiros. Para quem está com as contas em dia, o 13º pode ser utilizado para adquirir produtos ou serviços, mas Bandeira aconselha o pagamento à vista para evitar o endividamento a longo prazo.

Além disso, o especialista sugere que, ao realizar compras no final do ano, os consumidores devem planejar suas despesas, dando preferência para compras à vista e evitando o parcelamento excessivo no cartão de crédito. Fazer uma pesquisa prévia dos itens desejados é recomendado, permitindo encontrar descontos e comparar preços em diferentes estabelecimentos.

No contexto mais amplo, Bandeira destaca a importância de evitar gastos além das possibilidades, sugerindo a criação de um orçamento detalhado que liste todas as despesas e prioridades. Assim, a população pode economizar de maneira consciente, evitando surpresas financeiras no ano seguinte.

A Central Sicredi Nordeste em 2023, comemora 30 anos e tem papel destacado no cooperativismo financeiro regional, contribuindo para a economia local, geração de emprego, inclusão e educação financeira, além do desenvolvimento regional. A Central atende diversas cooperativas filiadas em estados do Nordeste, totalizando 145 agências do Sicredi e aproximadamente 210,8 mil associados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES