Piauí tem alerta de chuvas intensas para todos os municípios

A previsão do Inmet aponta chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos 40km/h e 60 km/h para todas as regiões do estado

Alerta de chuvas intensas para todas as 224 cidades piauienses | Divulgação/INMET
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (19), um alerta de chuvas intensas para as 224 cidades piauienses. O aviso segue até às 10h de quinta (20).

A previsão do Inmet aponta chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos 40km/h e 60 km/h para todas as regiões do estado. Conforme divulgado pelo órgão de meteorologia, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Piauí (Sedec) há uma reorientação do canal de umidade a partir da atuação de sistema frontal sobre o Sul do estado. Diante disso, estão previstas tempestades na região nas próximas 48 horas.

O Inmet também alerta que, em caso de perigo, a população deve seguir algumas orientações:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Canal de avisos

O alto índice pluviométrico registrado em algumas cidades, inclusive em Teresina, tem causado receio e transtornos à população, devido aos alagamentos e enxurradas. Mas, em alguns casos, é possível que o cidadão receba avisos pelo celular, de forma gratuita, sobre tempestades ou desastres iminentes na região.

Por meio de ferramenta disponibilizada pela Defesa Civil Nacional, o cidadão deve enviar uma mensagem de texto (SMS), via celular, para o número 40199 com o CEP da sua residência ou região que deseja monitorar o cenário. Após receber a confirmação do cadastro, o usuário será notificado sobre fenômenos climáticos que representem riscos. O serviço está disponível para todo país gratuitamente. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES