Piauí tem mais de 11 mil pessoas inscritas no Encceja 2023

A prova de certificação do ensino fundamental e médio será aplicada, neste domingo (27), em quatro municípios piauienses

Piauí tem mais de 11 mil pessoas inscritas no Encceja 2023 | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 será realizado no domingo (27), em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, 1.104.146 participantes estão inscritos no exame, sendo que 11.704 candidatos são piauienses. O Encceja é uma chance para quem não concluiu os estudos obter o diploma do ensino fundamental ou médio. No Piauí, a prova será aplicada nos municípios de Teresina, Floriano, Parnaíba e Picos, em 23 escolas públicas.

O exame ocorrerá em dois turnos para as duas etapas de ensino (fundamental e médio). No período da manhã, os participantes terão quatro horas, de 9h às 13h, para realizar a prova objetiva, com 30 questões de múltipla escolha. Para a certificação no ensino fundamental, serão avaliadas as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática. Já para o médio, serão Ciências e Matemática e suas respectivas tecnologias.

Na parte da tarde, a aplicação terá cinco horas de duração, das 15h30 às 20h30. Para o ensino fundamental, as provas serão de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. Para o médio, provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências e suas tecnologias.

O diretor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Amilcar Ximenes, alerta que o candidato deve acessar o site do Encceja http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja para consultar o local de prova e outras informações importantes sobre o exame. “Todas as informações como data, horário e local de prova, o candidato encontra no cartão de confirmação de inscrição, já disponível na página do Encceja. O candidato não pode esquecer de levar no dia da prova: caneta esferográfica preta, documento de identificação com foto e comprovante de inscrição. Também é permitido levar lanche e água no dia da prova”, explica o gestor.

A previsão é que o resultado do exame seja divulgado em 22 de dezembro. Os candidatos poderão acessar as informações diretamente na página do participante, ou aguardar a liberação da lista de aprovados para certificação do Encceja 2023.

Pré-Encceja

Para os jovens e adultos que farão o Encceja, neste domingo (27), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoverá, na próxima sexta-feira (25), das 18h30 às 22h, e sábado (26), das 14h às 21h, revisões preparatórias para o exame. As aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do Canal Educação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES