Piauí tem previsão de mais chuva nas próximas horas, alerta INMET

A chuva que caiu ontem em Teresina, situada no Centro-Norte do estado, atingiu mais de 50 milímetros em algumas regiões da capital

Piauí tem previsão de mais chuva nas próximas horas, alerta INMET | Werton Costa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ótgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, emitiu neste domingo (14) dois avisos meteorológicos na cor amarela devido à previsão de chuvas intensas no Piauí.

O QUE ACONTECEU: Segundo o alerta meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 88 municípios localizados nas regiões Centro-Norte e Sudoeste do estado podem registrar chuvas com acumulado de até 50 milímetros por dia e ventos intensos, podendo chegar a 60 km/h. Os alertas valem até às 10 horas de segunda-feira (15).

A chuva que caiu ontem em Teresina, situada no Centro-Norte do estado, atingiu mais de 50 milímetros em algumas regiões da capital. Isso fez a cidade ultrapassar sua média climatológica para abril, atingindo 291 mm de acumulado. Em janeiro, foram 104,9 mm; em fevereiro, 354,9 mm; e em março, 345,4 mm.

RIOS  E BARRAGENS DO PIAUÍ: Conforme o Boletim de Alerta emitido pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba na tarde deste sábado (14), o quadro atual das estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil na Bacia do Parnaíba é de atenção no rio Parnaíba em Teresina/PI – Timon/MA e em Coelho Neto/MA.

Persiste o alerta de inundação nas cidades de Luzilândia/PI em função da cheia do rio Parnaíba; Barras/PI, devido à cheia do rio Marathaoan; e Esperantina/PI, pela cheia do rio Longá. Nas demais cidades, a situação atual é de normalidade, incluindo o rio Poti em Teresina/PI.

Cachoeira do Urubu, em esperantina, está com correnteza forte.

Segundo dados da CHESF, a Barragem de Boa Esperança se encontra em 93,01% de seu volume útil e a vazão descarregada foi reduzida para patamares da ordem de 640 m³/s durante a manhã de hoje, mas, no momento, vem sendo aumentada novamente, de tal forma que o último dado coletado às 14:30 h apontava uma vazão da ordem de 772 m³/s.

A tendência de momento é que o rio Parnaíba sofra uma diminuição de nível em Floriano/PI – Barão de Grajaú-PI, refletindo a redução momentânea da vazão liberada na barragem, e que o rio siga praticamente em equilíbrio nos outros três pontos monitorados: Teresina/PI – Timon/MA; Coelho Neto/MA; e Luzilândia/PI. 

Em Teresina/PI, é previsto que o rio Poti siga em elevação, mas em ritmo menor do que nesta manhã. Já o rio Marathaoan deve seguir em equilíbrio com viés de redução de nível em Barras/PI, enquanto o rio Longá na cidade de Esperantina/PI tende a seguir em recessão. 

Apesar disso, é provável que nas próximas 8 h não haja alteração do quadro atual, com Teresina/PI - Timon/MA e Coelho Neto/MA se mantendo em atenção, Luzilândia/PI, Barras/PI e Esperantina/PI em inundação e os demais pontos em situação de normalidade. Não é totalmente descartada, entretanto, na ausência de chuvas intensas, a possibilidade de Barras/PI regredir para a condição de alerta no intervalo.

Em Floriano/PI – Barão de Grajaú/MA, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,67 m, abaixo da cota de atenção (5,50 m), devendo se manter em recessão nas próximas 8 h, sendo a cota prevista de 4,13 m, permanecendo em condição de normalidade.

Em Timon/MA – Teresina/PI, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,04 m, portanto, 14 cm acima da cota de atenção (4,90 m), em situação de atenção, devendo manter um quadro de estabilidade com leve viés de subida, com cota prevista de 5,09 m, devendo continuar um pouco acima da cota de atenção.

Na cidade de Coelho Neto/MA, a cota atual do rio Parnaíba é de 6,75 m, em condição de atenção, com o rio apresentando tendência de se manter em equilíbrio com viés de subida. É previsto que o nível do rio chegue a valores próximos de 6,80 m nas próximas 8 horas, prosseguindo acima da cota de atenção (6,50 m).

Com relação a Luzilândia/PI, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,83 m, 13 cm acima da cota de inundação (5,70 m), com a tendência de se manter em equilíbrio nas próximas 12 h, com nível previsto da ordem de 5,83 m, continuando em situação de inundação.

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II (3478900), localizada em Teresina/PI, é de 6,89 m. O rio está em processo de subida, devendo chegar a valores da ordem de 6,96 m nas próximas 10 horas, ainda conservando a atual condição de normalidade.

Em Barras/PI, o nível do rio Marathaoan no momento é de 4,22 m, 2 cm acima da cota de inundação (4,20 m), devendo manter seu nível em equilíbrio nas próximas 8 h, caso não sejam observadas chuvas intensas, podendo conservar a atual situação de inundação e cotas da ordem de 4,21 m, mas não sendo totalmente descartada a possibilidade de regredir para a condição de alerta.

Já o rio Longá em Esperantina/PI tem cota atual de 7,67 m, 27 cm acima da cota de inundação (7,40 m). A tendência de momento é que o rio se mantenha em recessão nas próximas horas, devendo chegar a valores próximos de 7,57 m, mas ainda em situação de inundação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES