Piauí teve aumento de 17,3% em casos de acidentes de trabalho em 2022

Na capital, Teresina concentra a maioria das notificações, com 64% dos registros. Em seguida vem Parnaíba (5%), União (3%), Picos (3%) e Floriano (2%).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí teve um aumento de 17,3% no número de casos de acidente de trabalho apenas em 2022. Um total de 2.180 notificações, contra 1857, registradas em 2021. É o que aponta o levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI), baseado nos dados da Plataforma SmartLab.

De acordo com os dados, o número de mortes de trabalhadores em decorrência de acidentes de trabalho também registrou aumento. Foram 21 óbitos, em 2022, contra 19 mortes em 2021, um crescimento de 9,5%. Os números alimentam o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho e se baseiam nas comunicações de acidentes de trabalho do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Piauí teve aumento de 17,3% em casos de acidentes de trabalho em 2022 | Foto: Self EngenhariaNa capital, Teresina concentra a maioria das notificações, com 64% dos registros. Em seguida vem Parnaíba (5%), União (3%), Picos (3%) e Floriano (2%). A Coordenadora Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT-PI, Procuradora Maria Elena Rêgo, explica que os dados das notificações são fundamentais para que se articulem políticas preventivas contra acidentes de trabalho. 

“São com esses dados que podemos atuar de forma mais firme e também baseada na realidade de cada estado e/ou município para evitar que tenhamos nossos trabalhadores afastados ou até mesmo perdendo a vida por situações evitáveis”, comentou a Procuradora.

Em abril de 2023, o MPT, em nível nacional, realiza a campanha “Abril Verde”, que tem o objetivo de chamar atenção para os elevados índices de acidentes de trabalho e as consequências disso para a saúde do trabalhador e para a economia do país. 

O foco é ressaltar que os acidentes podem ser evitados adotando as normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho. Apesar dos números já serem expressivos, o MPT acredita que os índices de acidentes com trabalhadores são ainda maiores. A estimativa é de que haja uma subnotificação de, pelo menos, 30,4% dos casos.

“É por isso que, estamos constantemente chamando a atenção para a necessidade de notificação dos casos”, finaliza a procuradora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES