Piauí vai receber a primeira escola indígena para Guajajaras e Waraos

A proposta da iniciativa busca oferecer um currículo diferenciado e direcionado aos povos originários, respeitando as tradições e culturas de seu povo.

Piauí estudar criar a primeira escola indígena para Guajajaras e Waraos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí deve receber muito em breve a primeira escola indígena do estado. O anúncio foi feito após uma reunião entre o deputado estadual Fábio Novo (PT), Tatiana Gonçalves e Raquel Lima, do Núcleo de Educação indígena e quilombola. Aliã Guajajara e Aline Guajajara da aldeia Ukair também estiveram presentes.

De acordo com o parlamentar, uma política de implementação da Educação INdígena no Piauí está sendo estudada, junto a criação de uma escola específica, já em processo de obras, que deve atender cerca de 188 alunos Guajajaras e Waraos, as duas etnias indígenas presentes na capital Teresina. 

A proposta da iniciativa busca oferecer um currículo diferenciado e direcionado aos povos originários, respeitando as tradições e culturas de seu povo. 

Em janeiro deste ano, representantes do Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação (NEEIQ/Seduc), juntamente com os indígenas venezuelanos da etnia Warao e indígenas brasileiros Guajajara, realizaram inspeção no prédio que será reformado para atender a primeira escola indígena do Piauí. A escola será implantada onde funcionava a Unidade Escolar Professor Tomaz Area Leão Filho, bairro Três Andares, em Teresina.

O Governo do Estado desenvolve o projeto em regime de colaboração com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Cáritas, UESPI e UFPI, além de agências internacionais como a Acnur (Agência das Nações Unidas para Refugiados).

“É um grande desafio a implementação dessa política pública, mas acreditamos que, com a criação do Ministério dos Povos Indígenas e do Ministério da Igualdade Racial, possamos avançar na garantia dos direitos dos povos indígenas e quilombolas paa uma educação específica, como prevê as diretrizes federais para essas modalidades de ensino”, complementa Tatiana Gonçalves.

Atualmente está sendo desenvolvido o projeto de reforma da escola, com vistas em atender às especificações de uma escola indígena, como prevê as diretrizes nacionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES