Piauiense de 22 anos é o mais jovem do Brasil a se tornar diplomata

Luis Marcelo Gomes foi aprovado na 3ª fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)

Luis Marcelo Gomes Mendes Leite | Reprodução- Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O piauiense Luis Marcelo Gomes Mendes Leite, de 22 anos, tornou-se a pessoa mais jovem do Brasil a ingressar no serviço diplomático brasileiro. Ele foi aprovado na 3ª fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Atualmente, o concurso é um dos mais difíceis e concorridos do Brasil, e tem cerca de 9 mil candidatos para 50 vagas.

Natural de Teresina, Luis Marcelo fez o teste da primeira fase no dia 7 de agosto e a segunda fase foi realizada em 27 de outubro. A partir de agora, ele está apto a tomar posse como terceiro secretário, primeiro degrau na carreira diplomática, e ingressar no curso de formação do Instituto Rio Branco, unidade do Ministério das Relações Exteriores que oferta programas de diplomacia, cooperação internacional e ação afirmativa. 

''Eu estudava em média de 12 horas por dia, acordava muito cedo. era muito puxado, era muito difícil e tive que renunciar de muita coisa socialmente falando. No final das contas valeu a pena'', afirmou Luis. 

 Através das redes sociais, o governador Rafael Fonteles parabenizou o jovem pela conquista. ''Parabéns ao piauiense Luis Marcelo Gomes Mendes Leite, aprovado na 3ª fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, aos 22 anos de idade, se tornando a pessoa mais nova no serviço diplomático brasileiro! Que essa seja uma trajetória de muito sucesso, Luis'', escreveu. 

O que faz um diplomata

O Diplomata é o funcionário público que representa o Brasil em outras nações, negocia acordos em nome do País, dá apoio aos brasileiros em viagem ou que vivem no exterior e obtém informações importantes para a política externa. Eles promovem os interesses brasileiros no cenário internacional, fortalecendo as relações de cooperação entre o País e seus parceiros externos.

Ao longo da carreira, o Diplomata precisa lidar com assuntos diversos, tais como: direitos humanos, temas sociais, meio ambiente, educação, energia, paz e segurança, promoção comercial, temas financeiros, cooperação para desenvolvimento, promoção da cultura brasileira e cooperação educacional, entre outros.

Além de negociar em nome do Brasil com todos os 194 países com os quais mantém relações, o Diplomata também poderá representar o País nas diversas organizações internacionais em que participa.

A Carreira Diplomática no Brasil

A carreira diplomática no Brasil é regulamentada pelo Instituto Rio Branco (IRBr). O instituto leva este nome em homenagem à lendária figura do Embaixador Brasileiro Barão do Rio Branco, codinome do Diplomata José Maria da Silva Paranhos. O Barão do Rio Branco negociou tratados com vários países Latinos no século 19 e ajudou a consolidar as fronteiras que temos hoje no Brasil.

Os Embaixadores e todos os outros profissionais formados no Instituto Rio Branco trabalham no Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES