PL de Gracinha Mão Santa exige transparência na análise da qualidade da água

A PL obriga as empresas a publicarem, pelo menos mensalmente, em seus sites os resultados de análise da qualidade da água canalizada

PL de Gracinha Mão Santa exige transparência na qualidade da água | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Projeto de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) que passa a exigir das empresas de abastecimento de água e saneamento mais transparência dos resultados de análise da qualidade da água foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (20).

O Projeto de Lei Ordinária 125/23 obriga as empresas a publicarem, pelo menos mensalmente, em seus sites os resultados de análise da qualidade da água canalizada. Esses dados devem ser apresentados por cidade, em cada um dos municípios em que a empresa atua.

Outro dado que deve passar a ser publicado no site da empresa é o de ocorrência de cianobactérias. Este vai ser exigido apenas para as que atuam na fase de captação e tratamento. A cada quatro meses, os parâmetros orgânicos e inorgânicos da água também devem ser disponibilizados. 

Há a previsão de multa de cerca de R$80 mil, na referência fiscal atual, para as empresas que deixarem de disponibilizar a informação. Os valores arrecadados com a aplicação de multas devem ficar com os municípios nos quais foi originada a notificação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES